VIII ENES: Alunos convidados a percorrer o «caminho interior» dos Templários

1700 alunos participam na iniciativa que decorre em Tomar até este sábado.

O Parque do Mouchão encheu-se, ao final da tarde de sexta-feira, dia 13 de abril, de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que aqui vieram saborear a experiencia de interioridade de vivência dos Templários.

«DesA(r)ma-te» foi o tema escolhido para o encontro como explicou ao Educris o coordenador de EMRC, professor Fernando Moita:

"Com o tema quisemos dar aos alunos a ideia de que é verdadeiramente feliz quem se ama e quem ama os outros. Para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros, descobrir o serviço como razão de vida".

A tarde teve início no parque que fica “paredes meias” com o rio Nabão. À espera dos alunos “Templários” introduziram os mais novos no parque com atividades de acolhimento antes do jantar “medieval”.

Na primeira atividade do VIII ENES os alunos fizeram um “caminho interior”, desde o parque do Mouchão até ao Convento de Cristo. Durante o percurso foram conhecendo melhor o ideário da Ordem de Cristo e os símbolos utilizados por estes guerreiros monges do passado. O “guião” continha várias inquietações pessoais e coletivas sobre o modo como hoje cada um foi convidado a “ler criticamente o mundo que o rodeia” e a perceber “a importância do outro e da vida em conjunto para um amanhã mais humano para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”.

Já no Convento, e através da música e do silêncio propostos, os alunos procuraram “descobrir o tesouro dos Templários”.

A noite terminou com a presença e as palavras de desafio e estimulo de D. José Traquina, Bispo da diocese de Santarém, que se juntou aos alunos dentro do Convento de Cristo.

Educris|13.04.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades