EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Funchal acolhe formação para docentes e Escolas Católicas

Iniciativa espera reunir cerca de 50 professores e mais de 130 agentes educativos da diocese do Funchal

A Escola da Associação Promotora do Ensino Livre (APEL) acolhe, no próximo dia 10 de março a partir, das 9h00, a formação «Educar ao Humanismo Solidário».

A sessão formativa é organizada numa parceria entre os departamentos da Escola Católica (DEC) e da EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e o Departamento da Educação Cristã da diocese do Funchal.

Elisa Urbano, do DEC, fez, à partida para o Funchal, apontou os importantes contributos da Escola Católica na madeira e os desafios que se colocam a esta realidade educativa:

“A Escola Católica é uma realidade importante na Madeira. Existem 15 colégios na diocese do Funchal, estando a Igreja a realizar um trabalho fundamental no pré-escolar e no primeiro ciclo”.

Para esta responsável a situação do continente, em termos de financiamento das escolas, encontra algum paralelo na realidade madeirense:

“Estas escolas, muitas do pré-escolar e do 1º ciclo, vão sobrevivendo com alguma dificuldade. Também aqui o governo regional também está a diminuir o apoio financeiro”, aponta.

Programa com presença do Bispo diocesano

A formação vai abarcar toda a realidade da educação católica desde a catequese até à EMRC.

D. António Carrilho, bispo da diocese do Funchal, vai acompanhar os trabalhos e apresentar a sessão formativa.

Pelas 10h00 o padre António Héctor de Araújo Figueira apresenta o tema «Educar à maneira do Evangelho».

Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese do SNEC reflete sobre o tema «Desenvolvimento Moral e Religioso dos 5 aos 14 anos».

Após o Almoço Fernando Moita, coordenador da EMRC e Elisa Urbano, do DEC, apresentam os temas «EMRC: Identidade e desafios» e «Escolas Católicas: Identidade e desafios», respetivamente.

A sessão termina pelas 17h30 com a celebração da eucaristia na Igreja de São João Evangelista.

Educris|08.03.2018



AJUDA de Navegação


© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |