Coimbra: Projeto de EMRC premiado na Europa

Projeto «Take care of me - Take care of you» dos alunos de 6º ano da escola Dr. Ferrer Correia, em Miranda do Corvo, ganhou o 2º prémio em mais de setecentos concorrentes de toda a Europa.

O «eTwinning» é uma plataforma de trabalho colaborativo entre os professores Europeus onde, desde há quatro anos, o professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRFC), Luís Gonçalves, tem trabalhado para que os seus alunos realizem trabalhos interessantes e os partilhem com outros colegas na europa:

“ A plataforma, que existe desde 2015, tem crescido muito nos últimos anos e existem mesmo países que já fora da europa pretendem entrar no projeto”, disse ao EDUCRIS o docente.

“A minha participação tem sido mais intensa nos últimos 4 anos, promovendo e dinamizando projetos colaborativos entre as minhas turmas e alunos de diferentes países”.

Vencer em três atos

Para se chegar à Europa existem uma série de etapas escrutinadas pela Direção Geral de Educação (DGE):

“Primeiro temos que nos candidatar ao Selo de Qualidade que é garantido pela DGE através de uma série de critérios como a inovação pedagógica, a utilização de tecnologias ou os resultados e o impacto da ação bem como a integração curricular”, explica Luís Gonçalves.

Depois desta etapa, e cumpridos os critérios, a DGE entrega os Selos Nacionais de Qualidade. “Se o projeto obtiver o Selo de Qualidade em dois ou mais países, é-lhe atribuído o Selo Europeu de Qualidade, que se rege pelos mesmos critérios referidos anteriormente”.

A terceira e última etapa prende-se com a candidatura dos projetos a “Prémios Europeus”.

Projetos batem recorde do concurso

“Este ano o «eTwinning» contou com mais de 700 projetos candidatos em 3 escalões etários diferentes. Em cada escalão apenas o 1º e o 2º prémio é atribuído”.

A iniciativa dos cerca de 60 alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, foi desenvolvido no 5º e 6º ano, por três turmas, que “durante um ano realizaram vários trabalhos sobre o Bullying” procurando “criar Bandas Desenhadas e pequenos vídeos que ilustravam o que se deveria fazer em caso de bullying”:

“As temáticas a concurso partiram do programa da EMRC, nomeadamente da Unidade Letiva «Viver Juntos e da «Pessoa Humana» ”, revela o docente.

Para Luís Gonçalves o prémio é um “reconhecimento importante tendo em conta a quantidade e a qualidade dos projetos em concurso” e permite “continuar a aposta na inovação e no trabalho colaborativo, não apenas entre os nossos alunos, mas também com alunos de outros países”:

“Penso que esta é uma forma importante de promover a aceitação da diferença e o respeito pelos Direitos Humanos”, sustenta.

Prémio leva vencedores a Varsóvia

Em outubro os professores dinamizadores vão a convite do Serviço Central de Apoio do projeto, sediado em Bruxelas, e pelo Serviço Nacional de Apoio, da DGE, receber o troféu na Conferência Internacional «eTwinning», que se realizará em Varsóvia de 25 a 27 de outubro de 2018. Estes professores irão ainda dinamizar um workshop, no qual apresentarão todo o projeto.

Todos os trabalhos apresentados estão na página do eTwinning do projeto:

https://twinspace.etwinning.net/23318

Educris|07.03.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades