Domingo VI do Tempo Comum: «Imitadores de Cristo»

1. O Evangelho de Marcos 1,40-45, que hoje, neste Domingo VI do Tempo Comum, tivemos a graça de ver e de escutar, continua a mostrar que Jesus, que é «o Reino de Deus em pessoa» (autobasileía, como bem refere Orígenes), Aquele que se fez nosso próximo para sempre (Marcos 1,15), continua a passar pelos nossos caminhos, a cruzar-se com as nossas dores, e a assumi-las sobre si, curando a nossa pele chagada e o nosso esclerosado coração. Sim, o Evangelho de hoje não é apenas para ouvir. É também para ver atenta e demoradamente, pois oferece aos nossos olhos, sobretudo ao olhar do coração, o cenário extraordinário de um leproso ajoelhado aos pés de Jesus, que provoca a comoção visceral de Jesus, entenda-se o amor maternal de Jesus, levando-o a estender a sua mão soberana sobre o leproso, como fez Deus em ação de condescendência e de libertação no Livro do Êxodo, e a tocar no leproso sem receio de qualquer contágio.

2. A cena evangélica é comovente e surpreendente, desarmante, como é sempre, para a nossa pobre e aplanada esquadria, para os nossos trejeitos e preconceitos, a notícia ousada e feliz que se chama Evangelho. Contra todas as regras estabelecidas, que impunham aos leprosos o isolamento e a distância de Deus (não podiam frequentar o Templo ou a sinagoga) e dos homens (não podiam entrar nas povoações), a que se associava o facto de terem de andar com o rosto escondido por qualquer trapo de miséria, e ainda o grito de «impuro, impuro», que deviam trazer sempre nos lábios (Levítico 13,45), para que as pessoas ditas boas, ao ver um homem sem rosto e ao ouvir o seu grito, deles se pudessem distanciar o mais possível, pondo-se a seguro do impuro, eis hoje um leproso que ousa aproximar-se de Jesus e colocar-se de joelhos diante dele, implorando dele a cura (Marcos 1,40). É, nos Evangelhos, o único doente que se coloca de joelhos diante de Jesus, implorando a sua cura. O gesto é o seu verdadeiro pedido, que as palavras que diz apenas iluminam. Ele sabe que a sua cura só pode ser um dom de Deus.

3. Um leproso, diziam os rabinos, era como um morto em vida. Separado de Deus e da comunidade do louvor de Deus, isto é, da comunhão de vida com Deus, o leproso em tudo se assemelhava aos mortos, que também estavam separados de Deus e fora do louvor de Deus, que é a verdadeira nascente da vida (Salmo 6,6; 88,6; Isaías 38,18). Neste sentido, o Livro de Job define a lepra como o «primogénito entre os mortos» (Job 18,13). Tanto assim era que uma eventual cura da lepra suscitava o mesmo efeito, o mesmo espanto, de uma ressuscitação da morte!

4. As vísceras maternais de Jesus comovem-se (splagchnízomai) quando vê o estado miserável deste seu filho (Marcos 1,41). O verbo splagchnízomai indica o desarranjo interior, nas vísceras (splágchna), e vísceras maternais (hebraico rahamîm). Por isso, Jesus não pode repelir o seu filho necessitado. Pelo contrário, estende a sua mão sobre ele, gesto de divina soberania (Êxodo 3,20; 7,5; Salmo 138,7), e toca-lhe, e estabelece comunicação com ele, falando para ele (Marcos 1,41). Para Jesus, não há gente para acolher, e gente para evitar ou repelir. A todos acolhe, sobretudo aos piores e aos que estão em pior estado. Tocando-lhe, Jesus assume sobre si a lepra daquele pobre homem. É assim que o salva e nos salva. Jesus não passa por nós de forma sobranceira ou à tangente; desce ao nosso mundo, ao nosso fundo, e assume e paga a conta por inteiro. Nunca deixemos de cravar os olhos naquela Cruz, até percebermos bem que aquelas chagas são as nossas chagas, e que aquelas dores são as nossas dores.

5. Com este seu comportamento de radical proximidade física e afetiva, Jesus diz-nos que nos devemos abeirar de todas as pessoas, nomeadamente dos doentes e marginalizados ou descartados, sempre incluindo e nunca excluindo, com uma atitude próxima, compassiva, calorosa e familiar, no polo oposto de qualquer comportamento indiferente, cético ou assético.

6. «Quero, fica limpo!», diz Jesus (Marcos 1,41), e nasce um homem novo, com o rosto destapado, por Deus descoberto, para ser visto e admirado, saído das mãos puras de Deus e da sua Palavra mansa e criadora (Génesis 1; João 15,3). Um grito se calou: «impuro, impuro!». Um novo grito nasceu: o do ANÚNCIO (kêrýssô) do Evangelho (Marcos 1,45). É o terceiro ANUNCIADOR depois de João Baptista (Marcos 1,4.7) e de Jesus (Marcos 1,14.38.39). Outros se seguirão (Marcos 3,14; 5,20; 6,12; 7,36; 16,15). Também nós. Sim, é aí que nos enxertamos nós, queridos irmãs e irmãs. Sim, também nós estamos depois do milagre em nós realizado. Por isso, temos, antes de mais, de entender que a mão estendida, soberana e carinhosa de Deus tocou em nós, e nos curou, e nos levantou, e rebentou os nossos odres velhos, ressequidos, carcomidos, e nos enviou com uma notícia ousada e feliz, ardente, explosiva, comovente.

7. Atirai fora os odres, velhos e novos. Há muito que acabaram os almocreves! A notícia boa e feliz, isto é, o Evangelho, não se leva em vasilha nenhuma. Levai-o nas entranhas, nos pés, nas mãos, no rosto, no coração. Ah!, antes que me esqueça: atirai também fora o ouro, a prata, o cobre, a outra túnica, o bastão, as sandálias. E aproveitai para virar também os bolsos do avesso! Deve haver por lá algum cotão!

8. Quanto ao mais, irmãos e irmãs, aceitai a provocação de Paulo, na sua lição de hoje aos Coríntios. Sede imitadores (mimêtês) de Cristo (1 Coríntios 11,1); sede «mimos» (mîmos) de Cristo, fazei como Cristo fez e faz, como vistes hoje Cristo fazer!

9. O texto do Livro do Levítico 13,1-2.44-46, que serve de pano de fundo ao Evangelho de hoje, mostra-nos o caminho estreito e triste do leproso, que abre, todavia, para a larga e feliz avenida do Evangelho deste dia.

10. O Salmo 32 não é uma abstrata lição de moral, mas o testemunho autobiográfico de um convertido, que canta a felicidade do perdão. A liturgia cristã colocou este Salmo, desde o século VI, na lista dos sete «Salmos penitenciais» (juntamente com os salmos 6; 38; 51; 102; 103; 143). Logo no primeiro versículo, o Salmo diz admiravelmente: «Feliz aquele a quem foi retirada (nasa?) a culpa,/ coberto (kasah) o pecado» (Salmo 32,1). «Retirada a culpa» alude à imagem de um fardo, de um peso, de que somos aliviados, para podermos respirar de alívio. «Coberto o pecado»: Lutero, comentando a Carta aos Romanos 4,7, que cita o versículo do Salmo que estamos a apresentar, serviu-se deste verbo (kasah, cobrir) para argumentar que o pecado não é perdoado, mas apenas «coberto» pela justificação pela graça. Em boa verdade, o valor simbólico do «cobrir» bíblico traduz, sem qualquer dúvida, a anulação efetiva e eficaz do pecado por parte de Deus. Biblicamente falando, «cobrir» ou «perdoar» o pecado não significa simplesmente «esquecer» o pecado, passar por cima do pecado, mas, mais intensamente, «arrancar» o homem ao pecado, o que constitui um milagre só ao alcance do poder de Deus. Santo Agostinho tinha em grande apreço este Salmo. Afixou uma cópia na parede do seu quarto, diante do seu leito. E lia-a entre lágrimas, o que lhe trazia grande paz e conforto, sobretudo durante os últimos tempos da sua doença de que veio a falecer.

António Couto



Recursos:
Tempo de adoração eucarística: 24 horas para o Senhor:Download Documento
«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro:
Áudio:«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo», Aveiro

«Como é que a escola católica anuncia Jesus Cristo» foi o tema da conferência de D. António Moiteiro perante mais de 150 professores e alunos das Jornadas Locais das Escolas Católicas (JLEC) que decorreram em Aveiro.

«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 2:
«O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados», parte 1:
1ª edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas - Calvão:
Homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão

Ouça e leve consigo a homilia de D. António Moiteiro aos participantes das Jornadas Locais das Escolas Católicas do centro que decorreu no Colégio de Calvão, em Vagos.

VIII ENES: Ficha de inscrição:Download Documento
Santarém: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Lisboa: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»:
Áudio: III edição «Do Clique ao Toque»

III edição contou com mais de meia centena de participantes e foi organizada pelo Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa no passado dia 27 de janeiro de 2018.

III edição «Do Clique ao Toque» apresentou "novidades da fé" no digital:
Angra: Campanha de Quaresma 2018:Download Documento
Edição de Viseu analisou adolescência e infância:
«Uma missão mais do que uma profissão»:
«Uma missão mais do que uma profissão»

Ouça a alocução de D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na formação (inter) diocesana de professores de EMRC que decorreu em Viseu a 27 de janeiro de 2018

«Ser testemunho de Jesus»:
«Ser testemunho de Jesus»

Alocução de D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, aos professores de EMRC reunidos na formação interdiocesana de 27 de janeiro de 2018

O Novo Regulamento Comunitário de Proteção de Dados:Download Documento
São Francisco de Sales:
Santo Estevão:
«A Alegria do Encontro»:Download Documento
Questionário Viseu:Download Documento
Questionário Gaia/Porto:Download Documento
Questionário Almada/Setúbal:Download Documento
Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário:
Discurso do Papa Francisco à Associação Italiana de Professores Católicos:Download Documento
«Porque é que os cristãos devem espalhar a paz?»:
«Sustentabilidade, um novo princípio social?»:
«Que relação existe entre trabalho, sucesso profissional e o autêntico fim da vida humana?» :
«Em que medida é que o ser humano é livre?»:
«Como é que a Igreja vê a guerra?»:
«Relação do Estado português com o ensino não estatal – uma teoria desprovida de práxis»:Download Documento
JEC: Sessão de Encerramento:
JEC: «Uma Escola Católica aberta a todos, desafios e novos caminhos»:
JEC:«A Escola Católica, uma necessidade ou um luxo?»:
«Da Populorum Progressio à Laudato Si»:Download Documento
JEC: «A Escola Católica, na fidelidade às suas origens»:
JEC: Sessão de Abertura:
«Como se deve avaliar as outras formas de convivência»:
«Quais são os princípios da Doutrina Social Católica?»:
Santarém: Proposta de Advento 2017:Download Documento
Santarém: Calendário de Advento 2017:Download Documento
SS17: Catequese Adolescência:Download Documento
SS17: Catequese infância:Download Documento
«Porque é que nas Nações Unidas a Santa Sé é simples "observadora" e não membro de pleno direito?»:
«O que é um preço justo?»:
«Há um direito do Trabalho?»:
«O que diz o princípio da laicidade?»:
JNC17: Balanço e desafios:
Áudio: Balanço e desafios para a catequese:
Áudio: Balanço e desafios para a catequese

Ouça e leve consigo a reflexão de Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese, com o balanço e os desafios deixados pelas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Eucaristia de encerramento das Jornadas Nacionais de catequistas 2017:
JNC17: O encontro com Jesus Cristo :
Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»:
Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»

Ouça e leve consigo a conferência «O Encontro com Jesus Cristo» proferida pelo padre José Frazão SJ nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

JNC17: «Linhas programáticas para a Catequese»:
JNC17: Sessão de abertura :
JNC17: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»:
Áudio: «Linhas programáticas para a Catequese»

Ouça e leve consigo a conferência «Linhas programáticas para a Catequese» proferida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2017.

Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues:
Áudio: Homilia de D. Manuel Pelino Domingues

Disponibilizamos a homilia do vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) na Eucaristia de dia 4 de novembro em contexto de Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 (JNC17)

«"Vimos o Senhor" (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»:
Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»:
Áudio: «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado»

Veja, ou reveja, a reflexão «"Vimos o Senhor (Jo 20,25) A alegria do encontro com o ressuscitado» que o padre Mário Rodrigues de Sousa, da diocese do Algarve, trouxe às Jornadas Nacionais de Catequistas 2017

Entrevista a D. António Moiteiro:
Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã 2017:Download Documento
D. António Moiteiro apresenta Jornadas Nacionais de Catequistas:
Presidente da CEECDF recorda D. António Francisco dos Santos:
JNC 2017: Ficha de inscrição:Download Documento
Planificador anual de catequese - ao ritmo da liturgia:Download Documento
De que se trata na bioética? :
O que é a «questão social»?:
1º Encontro da Catequese 2017:Download Documento
Ferramenta para a planificação anual da catequese:Download Documento
AP: A propósito da ideologia de Género:Download Documento
Porque é que Jesus nos diz que não nos devemos preocupar com o dia de amanhã (Mt 6,34)?:
«Porque é que a Igreja rejeita o aborto em geral?»:
«De que tratam concretamente os direitos humanos?»:
Estatísticas das Escolas Católicas 2016/2017:Download Documento
«O pecado também tem uma dimensão social?»:
Catálogo FSNEC 2017/18:Download Documento
Três projetos nos «Encontros Criativos»:
À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos (parte 4 de 4):
À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos (parte 3 de 4):
À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos (parte 2 de 4):
À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos (parte 1 de 4):
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a quarta parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a terceira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Ouça a parte 1, a parte 2

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Ouça, também, a parte 1

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a segunda parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos:
Áudio: Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso «Dinâmicas das relações interpessoais no grupo; resolução de conflitos» proferida pela padre João de Deus Costa Jorge, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) nas XIII Jornadas de verão para catequistas. 

Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos:
Áudio: À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos

Ouça e leve consigo a primeira parte do mini-curso « À descoberta da eucaristia: conhecer, celebrar e viver, em comunidade com os catequizandos» proferida pelo padre João Peixoto, diretor do Secretariado da Liturgia, Porto, nas XIII Jornadas de verão para catequistas.

«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»:
«A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre»

Ouça o painel «A Escola Católica e a construção de uma sociedade mais livre» proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»:
«Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje»

Ouça a conferência do padre João Seabra proferida na ação de formação para direções das escolas católicas a 20 de junho de 2017

«A importância do colaborador não docente nos projetos das nossas escolas»:Download Documento
Ficha de inscrição:Download Documento
01. Revista Mensagem - Especial Centenário das Aparições:Download Documento
02. Como implementar a caminhada CENTENÁRIO de FÁTIMA:Download Documento
03. Guião para elaborar o Roteiro do Peregrino:Download Documento
04. Bússola - A Mensagem:Download Documento
04. Bússola para escrever o roteiro do Peregrino - word:Download Documento
05. Roteiro do Peregrino - nos passos dos pastorinhos:Download Documento
06. Testemunhos dos pastorinhos para o dia da mãe:Download Documento
16. Catequese familiar - guia para pais:Download Documento
15. Catequese paroquial de pais - 2ª sessão:Download Documento
15. Catequese paroquial de pais - 1ª sessão:Download Documento
14. Catequese Mariana:Download Documento
13. Maria, caminho para Jesus:Download Documento
12. Maria, convite à conversão - oração em família:Download Documento
11. Maria convida à conversão - recurso catequistas:Download Documento
10. Maria caminho para Jesus - recurso para catequistas:Download Documento
09. Imagem do Cristo Redentor:Download Documento
08. Estátua do Francisco e da Jacinta:Download Documento
07. Imagens para recorte:Download Documento
06. Capelinha das Aparições:Download Documento
05. Biografia dos Pastorinhos:Download Documento
04. Mapa dos distritos portugueses:Download Documento
03. Mapa do Santuário de Fátima:Download Documento
02. Grande Azinheira:Download Documento
01. Mapa de Portugal:Download Documento
Apresentação das Catequeses:Download Documento
Anexo 1 - Aula 1:Download Documento
Anexo 3 - Aula 2:Download Documento
Anexo II - Aula 1 - PPT:Download Documento
Ilustrações - 3º e 4º ano:Download Documento
Ilustrações:Download Documento
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida":
"A oração":
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»:
Áudio: «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida»

Ouça e leve consigo a conferência «A Família no contexto atual: interpelações à visão cristã da vida», por José Eduardo Borges de Pinho, UCP, durante a formação de docentes de EMRC 2017, subordinada ao tema «Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numa Escola com Lu )cide)z»

Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»:
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»

Ouça e leve consigo a conferência «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões» proferida por Cláudia Assis Teixeira, presidente da direção da Associação Foste Visitar-me, no dia 11 de fevereiro de 2017 na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»:
Áudio: «Da hostilidade à hospitalidade»

Ouça e leve consigo a conferência «Da hostilidade à hospitalidade» proferida por André Jorge, diretor do JRS em Portugal, na formação de docentes de EMRC, 2017

Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»:
Áudio: «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas»

Ouça e leve consigo a conferência «Mercadoria humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas», proferida pela irmã Júlia Bacelar, membro da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas na formação de docentes de EMRC

Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»:
Áudio: «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus»

Ouça e leve consigo a conferência «Mobilidade humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus», proferida pela irmã Julieta Dias, da Comissão de Apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas, na formação de docentes de EMRC.

Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto» :
Áudio: «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto»

Ouça e leve consigo a conferência «O respeito pela dignidade do corpo e as questões do aborto», proferida por Berta Catalão, médica de Família na formação de docentes de EMRC, 2017.

Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano":
Áudio: "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano"

Ouça e leve consigo a conferência "Viver o teu tempo de morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano" por Filipe Almeida, médico e membro da Academia Pontifícia para a Vida, durante a Formação dos docentes de EMRC 2017.

Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola:
Áudio: Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola

Ouça e leve consigo a conferência de Micael Pereira, jornalista do Expresso, subordinada ao tema «Educar contra a indiferença: desafio (s) ao SER escola», proferida na formação de docentes de EMRC, Porto - 2017

Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana":
Áudio: "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana"

Ouça e leve consigo a conferência "Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana" proferida por Helena Marujo, ISCSP, durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z", dirigida a docentes de EMRC

Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade":
Áudio:«Entre a angústia e a esperança»: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade"

Ouça e leve consigo a conferência do professor Américo Pereira, Formação para docentes de EMRC 2017, por Américo Pereira, professor da faculdade de Ciências Humanas da UCP durante a formação "Dignidade da vida humana: Um percurso em contrução numaEscola com lu(cide)z"

Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»:
Áudio: «A família como fermento evangelizador da sociedade»

Ouça e leve consigo a conferência «A família como fermento evangelizador da sociedade» proferida por José Rodrigues Duque, da Universidade Católica Portuguesa, nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família» :
Áudio: «Viver a espiritualidade mariana em família»

Ouça e leve consigo a palestra do casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»:
Áudio: «Maria, mãe, discípula e educadora»

Ouça a conferência de D. António Marto, subordinada ao tema «Maria, mãe, discípula e educadora», proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016:
Áudio: Homilia da eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016

Ouça e leve consigo a homilia de D. Manuel Pelino Domingues na eucaristia das Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Áudio: «A Alegria do amor na família é o Jubilo da Igreja»:
Áudio: «A Alegria do amor na família é o Jubilo da Igreja»

Ouça e leve consigo a conferência «A Alegria do amor na família é o Jubilo da Igreja» proferida por José Eduardo Borges de Pinho, professor na Universidade Católica Portuguesa (UCP), durante as Jornadas Nacionais de Catequistas 2016.

Educar para a Interioridade:Download Documento
Homilia de D. António Moiteiro:
Homilia de D. António Moiteiro

Ouça, na íntegra, a homilia de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e membro da CEECDF, na celebração mariana da III Peregrinação das Escolas Católicas que o santuário de Fátima acolheu no dia 21 de outubro de 2016.

(Áudio) - Hino da III Peregrinação das Escolas Católicas:
(Áudio) - Hino da III Peregrinação das Escolas Católicas

Disponibilizamos, em anexo, o Hino da III Peregrinação das Escolas Católicas em versão áudio.

 

São Bartolomeu dos Mártires:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 3:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 3

Ouça a 3ªparte do workshop «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» proferida pelo professor João Paiva da Faculdade de Ciências, nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar nos dia 16 e 17 de julho de 2016. 

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 7:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 7

Ouça e leve consigo a 7ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 6:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 6

Ouça e leve consigo a 6ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido por António Augusto Gomes da Gomes da Silva, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 5:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 5

Ouça e leve consigo a 5ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido por António Augusto Gomes da Gomes da Silva, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 4:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 4

Ouça e leve consigo a 4ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 3:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 3

Ouça e leve consigo a 3ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 2:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 2

Ouça e leve consigo a 2ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 1:
Áudio: «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu», parte 1

Ouça e leve consigo a 1ª parte do curso «Narrativas bíblicas na perspetiva teológica da Misericórdia e do Jubileu» - "UMA VEZ FALOU DEUS, DUAS VEZES EU OUVI" (Sl 62, 12) proferido pelo padre Rui Santiago, CSSR, nas XII Jornadas de Verão que decorreram no Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 6:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 6

Ouça e leve consigo a 6ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida» :
Áudio: «Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida»

Ouça e leve consigo a conferência do professor Mario Oscar Llanos, sdb, subordinada ao tema «Catequese e vocação: um itinerário educativo e um projeto de vida». O tema foi apresentado no passado dia 17 de julho integrado nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar, Porto.

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 5:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 5

Ouça e leve consigo a 5ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 2:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 2

Ouça a 2ª parte do workshop «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» proferida pelo professor João Paiva da Faculdade de Ciências, nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar nos dia 16 e 17 de julho de 2016. 

Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 4:
Áudio: «Iniciar à Experiência de Cristo» - Parte 4

Ouça e leve consigo a 4ª parte do curso «Iniciar à Experiência de Cristo» proferido pelo cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nas XII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores que tiveram lugar na diocese do Porto nos dias 16 e 17 de julho de 2016.

Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 1:
Áudio: «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» - Parte 1

Ouça a 1ªparte do workshop «A Bíblia e a ciência: responder às questões dos catequizandos» proferida pelo professor João Paiva da Faculdade de Ciências, nas XII Jornadas de Verão que decorreram na casa diocesana de Vilar nos dia 16 e 17 de julho de 2016. 

10M: Apresentação da Operação:Download Documento
Apresentação do Projeto:Download Documento
"Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço ao povo de Deus":Download Documento
Apresentação resumo de "Educar hoje e amanhã- Uma paixão que se renova":Download Documento
APEC: formação em Código do Trabalho:Download Documento
APEC: "Novas Regras do Código de Trabalho":Download Documento
Fórum EMRC 2014:Download Documento
XII Congresso das Escolas Católicas:Download Documento
PPT "As Catequeses da Fé":Download Documento
APEC: Formação para docentes e funcionários:Download Documento
outubro mês das missões:Download Documento
Despertar da Fé:Download Documento
São Bento de Núrsia:
Os Pastorinhos de Fátima (2ª parte):Download Documento
Os Pastorinhos de Fátima (1ª parte):Download Documento
Despertar da Fé com os Pastorinhos:Download Documento
Criação e Evolução:Download Documento
Apresentação: Fé e Ciência:Download Documento
Óscar Alonso:Diferentes modelos Pastorais em Escola católica:Download Documento
Óscar Alonso: "Projetos e práticas pastorais na escola Católica":Download Documento
Óscar Alonso: Cinco ambitos para os projectos de pastoral em escola católica:Download Documento
Material de Apoio à formação:Download Documento
XVII Congresso da OIEC:Download Documento
Braga: Plano de Formação 2011/2012:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Condenação de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Mensagem de Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Jesus Cristo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - A água na arte e Baptismo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 2 - Funções da Água:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Os grupos:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Livros da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - Decálogo:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - À descoberta da Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 1 - A Bíblia:Download Flipchart
Unidade Lectiva 3 - Meninos de Todas as Cores:Download Flipchart
Unidade Lectiva 12 - A Dignidade do Trabalho:Download Documento
Unidade Lectiva 9 - A Comunidade dos Crentes em Cristo:Download Documento
Unidade Lectiva 7 - Ciência e Tecnologia:Download Documento
Unidade Lectiva 6 - Um Sentido para a Vida:Download Documento
Unidade Lectiva 5 - Os Novos Movimentos Religiosos:Download Documento
Unidade Lectiva 4 - A Civilização do Amor:Download Documento
Unidade Lectiva 3 - Ética e Economia:Download Documento
Unidade Lectiva 2 - Valores e Ética Cristã:Download Documento
Unidade Lectiva 1 - Política, Ética e Religião:Download Documento
9º Ano - Horizontes de Esperança:Download Documento
8º Ano - Livres para Amar:Download Documento
7º ano - Desafios:Download Documento
6º Ano - Nós e o Mundo:Download Documento
5º Ano - Caminhos de Encontro:Download Documento
4º Ano - A Luz da Vida:Download Documento
3º Ano - O Grão de Trigo:Download Documento
2º Ano - O Tesouro:Download Documento
Materiais de Apoio ao Professor:Download Documento
Nota Pastoral sobre a Educação da Sexualidade:Download Documento
Conhecer o Islão:Download Documento
EMRC e Catequese:Download Documento
EMRC e os Destinatários:Download Documento
EMRC e a Vida:Download Documento
EMRC e os Sinais da Presença de Deus:Download Documento
EMRC e o Estado Português:Download Documento
EMRC e o Aluno:Download Documento
EMRC e a Família:Download Documento
EMRC e a Educação Integral:Download Documento
EMRC e a Cidadania:Download Documento
EMRC e as Questões Existenciais:Download Documento
EMRC e a Pessoa:Download Documento
EMRC e a Mensagem Cristã:Download Documento
Declaração Universal dos Direitos Humanos:Download Documento
Educação Cristã: Um Serviço e Um Compromisso:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades