América: Começou a 22ª Visita Apostólica do Papa Francisco

22º viagem internacional o Papa marcada pelo regresso à América latina para uma visita ao Chile e Peru.

Na quarta visita à América Latina, que decorre entre hoje, dia 15 de janeiro, e 21 de janeiro de 2018, o Papa Francisco vai encontrar-se com jovens, povos da Amazónia, clero local e presos informou em comunicado a sala de imprensa do Vaticano.

A visita Apostólica teve hoje início com partida de Roma às 8h00 (ndr: menos uma hora em lisboa) e tem chegada prevista a Santiago do Chile pelas 20h00 locais (ndr: mais 3 horas em Lisboa) onde decorre breve receção ainda no aeroporto.

Na entrada do avião papal os jornalistas que acompanham Francisco receberam do porta-voz do Vaticano, Greg Burke, uma pagela com o título ‘O fruto da guerra’, legendando a foto de uma criança japonesa que carrega o seu irmão morto no bombardeamento atómico de Nagasaki.

Já no avião, e nos habituais cumprimentos do Papa aos jornalistas, Francisco admitiu temer uma guerra nuclear:

“Tenho medo de uma guerra nuclear, estamos no limite”, disse.

“Este perigo existe realmente e eu tenho medo disso, basta um incidente. A partir daí, a situação pode precipitar-se; é preciso eliminar as armas nucleares, trabalhar pelo desarmamento”, acrescentou.

Chile: Encontro em prisão feminina, jovens e Igreja

No dia 16 de janeiro Francisco começa a sua visita com um encontro marcado com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático. Aqui é esperado o primeiro discurso da visita. Pelas 9h00 locais Francisco vai encontrar-se com a presidente Chilena Michelle Bachelet no Salão Azul do Palácio.

Às 10h30 o Papa preside à eucaristia no Parque O’Higgins. Da parte da tarde Francisco faz uma breve visita ao Centro Penitenciário Feminino Santiago. Já na Catedral de Santiago tem lugar o encontro com sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas. Após o encontro, e já na sacristia, Francisco terá um encontro privado com os bispos Chilenos. O dia termina com uma visita ao Santuário de San Alberto Hurtado onde se encontra, em privado, com sacerdotes da Companhia de Jesus.

Na quarta-feira, 17 de janeiro o Papa dirige-se a Temuco, onde presidirá á Santa Missa no aeroporto de Maquehue. Ainda nesta manhã vai almoçar  com moradores de Aracaunia na casa Madre de la Santa Cruz.

De regresso a Santiago, Francisco encontra-se com os jovens no Santuário de Maipu antes de visitar a Pontifícia Universidade Católica do Chile, às 19h00.

No último dia no Chile, o Papa visita Iquique, onde celebra Missa no Campus Lobito antes de partir para o Peru, às 17h05, onde chega duas horas depois (ndr: mais cinco horas em Lisboa)

Peru: Visita marcada pelo encontro com os povos da Amazónia

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro, Francisco começa o dia em Lima, capital Peruana, com o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, seguido da visita de cortesia ao presidente do país, Pedro Pablo Kuczynski.

Às 10h, depois de 2 horas de voo, Francisco vai encontrar-se com os povos da Amazónia na cidade de Puerto Maldonado. Depois do encontro o Papa fará uma visita à casa infantil Principito. De volta a Lima vai encontrar-se com membros da Companhia de Jesus na Igreja de São Pedro.

No dia 20, sábado, Francisco visita a cidade peruana de Trujillo, celebra a Eucaristia em Huanchaco, visita bairro Buenos Aires, a catedral, e encontra-se depois com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas no Colégio Seminário S. Carlos e S. Marcelo.

No último dia da visita ao Peru, na capital Lima, o Papa vai rezar com as religiosas de vida contemplativa, na Catedral. Depois tem um momento de oração diante das relíquias dos santos peruanos, e encontra-se com os bispos do país na residência do arcebispo recitando a oração do ângelus na Praça das Armas.

Segue-se, da parte da tarde, a celebração da Missa, pelas 16h15 na Base Aérea Las Palmas.

Após a cerimonia de despedida, no aeroporto de Lima, Francisco segue para Roma, onde o deverá chegar às 14h15 (ndr: menos uma hora em Lisboa) do dia 22, segunda-feira.

Educris|15.01.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades