APEC lembra D. António Francisco dos Santos

Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) afirma "total surpresa" pela morte do prelado "recorda D. António Francisco dos Santos como uma "voz ativa, convicta e próxima".

Em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS o presidente da APEC, padre Querubim Silva, evocou o bispo do Porto como "voz convicta, firme e próxima, na defesa da Liberdade de Educação e originalidade clara da Escola Católica".

O sacerdote considera que a diocese Portuense perde “um timoneiro generoso, inteligente, com os olhos em Deus e a ver o Mundo com os olhos de Deus” e faz votos para que “o Senhor o acolha no seio da Igreja Celeste” e “que ele possa velar agora por nós, em horas tão conturbadas para o combate por uma escolha de projeto educativo e a afirmação de uma Escola Católica capaz de responder aos desafios que se nos deparam”.

O atual bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos faleceu ontem de manhã na Casa Episcopal do Porto.

As exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto.  O corpo de D. António Francisco dos Santos estará em Câmara ardente a partir das 17h00 de hoje. A Catedral estará aberta das 9h00 às 24h00, informa o site da diocese portuense.

Fotografia: Diário de Aveiro

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades