Fátima acolhe reuniões de equipa e secretariados diocesanos

Iniciativa visa avaliar “o ano escolar” e projetar “as diversas iniciativas previstas para o próximo ano”.

Os responsáveis da Educação Moral e Religiosa Católica reúnem-se hoje e amanhã, em Fátima, para a reunião de avaliação e balanço do ano letivo que agora termina.

Ao EDUCRIS o coordenador nacional da disciplina, Fernando Moita, explica os objetivos dos encontro:

“Hoje [sexta-feira] vamos reunir a equipa nacional de apoio à disciplina para fazer um balanço do ano letivo que termina e projetarmos, em conjunto, as diversas atividades do próximo ano. Amanhã [sábado] estaremos reunidos com os secretariados diocesanos para escutar o muito que foi realizado ao longo do ano e ajudarmos, também, a projetar o próximo ano a nível nacional”.

No balanço das atividades promovidas para os alunos a nível nacional Fernando Moita deu conta dos dois momentos, Interescolas do 1ª Ciclo e Encontro Nacional do Ensino Secundário, que “reuniram, no total, mais de 6 mil alunos e professores”.

Novidade do ano que agora termina foi a realização de duas formações, em Carcavelos e no Porto, com a participação de cerca de “quinhentos professores”. Mais de duas mil e quinhentas pessoas assistiram, online, às várias conferências propostas por esta iniciativa.

Projetar o próximo ano letivo

Para o próximo ano o coordenador nacional adiantou ao EDUCRIS as datas para o XVIII Encontro Interescolas do 1º ciclo  e o VIII Encontro de EMRC para o ensino secundário. Os alunos do 1º ciclo vão ser recebidos, em Fátima, no dia 25 de maio de 2018 enquanto  que os alunos do secundário vão reunir-se a 13 e 14 de abril “numa diocese do centro do país”, revela Fernando Moita.

Encontro Interdiocesanos de formação

Considerando “como muito positiva” a experiência da formação de docentes da disciplina em dois lugares distintos o coordenador nacional aponta para a necessidade de “ir mais longe” com a “realização de encontros interdiocesanos” que decorrendo ao longo do próximo ano letivo, vão refletir sobre a lecionação da disciplina no 1º ciclo e no secundário “procurando refletir experiências, partilha de boas práticas e formação mais conceptual”.

No total Fernando Moita espera a realização de “cerca de sete formações” para se conseguir “reunir e formar o maior numero possível de docentes.

Na reunião de amanhã, sábado, vão estar representantes de todas as dioceses do país.

Educris|07.07.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades