Porto: Projetos inovadores em catequese

Mais de 180 catequistas participaram nas XIII Jornadas de Verão para catequistas e outros educadores. Iniciativa permitiu conhecer propostas inovadoras em catequese através dos «Encontros Criativos».

Ao EDUCRIS a responsável pelo Secretariado diocesano da Catequese do Porto (SDEC), Isabel Oliveira, deu a conhecer os objetivos do encontro:

"Pretendemos, com estas jornadas, criar espaços de formação , de encontro e partilha de experiências significativas através de uma formação permanente".

A formação deste ano contou com um novo formato que "pretendeu chegar mais de perto aos catequistas através de um só dia de formação permanente", sustentou a responsável.

Encontros Criativos: Uma oportunidade de conhecer experiências inovadoras

Para além dos mini-cursos propostos pelo SDEC as XIII Jornadas foram acompanhadas dos já habituais «Encontros Criativos»:

"Estes encontros criativos, que decorrem nos intervalos das formações, visam dar a conhecer experiências paroquiais significativas em termos catequéticos", afirmou Isabel Oliveira.

Objetivo "é dar a conhecer e partilhar materiais procurando contagiar outros catequistas a levarem para as suas comunidades estas iniciativas tão válidas", apontou.

Na paróquia de Pinheiro da Bemposta nasceu o primeiro grupo de oração e ajuda a outras crianças numa parceria entre o SDEC e a Infância Missionária:

"O grande objetivo é ajudar os mais novos a tomarem consciência de que existem outros como eles que necessitam da nossa ajuda. Isso passa, antes de mais, pela oração conjunta por essas crianças e por iniciativas solidárias que vão para além do tradicional mealheiro da infância missionária", revelou Celina Machado, catequista que acompanha o primeiro grupo de infância missionária da diocese do Porto.

Para Isabel, do Secretariado diocesano das Missões esta experiência deixou o desafio a todas as dioceses para que se criem "grupos da infância infância missionária no país" pois permitem "uma maior identificação com o discipulado", sustentou.

Roteiro do Peregrino

Da paróquia de São Martinho de Aldoar chegamos uma aplicação prática do Roteiro do Peregrino. Em ano de centenário as crianças foram convidadas a "estabelecer um projeto de vida que os aproximem mais de Jesus a exemplo dos pastorinhos", explicou a catequista Rute Almeida.

"Este é um instrumento fácil de acompanhar e visualizar para poderem perceber o rumo da sua própria vida".

Lectio Divina chega mais de 600 catequizandos

Na paróquia de Aldoar, Fernando Pinheiro, estabeleceu, a partir do "primeiro ano", um projeto de Lectio Divina que "acontece pelo menos 1 vez por trimestre" permitindo "ajudar os mais novos a percecionar o silêncio" como vital na construção de um projeto de vida.

Para este catequista "o encontro pessoal com Jesus Cristo acontece no silêncio e na meditação da Palavra que transforma a vida dos mais novos no seu dia a dia", apontou. 

Educris|06.07.2017

 

 



Recursos:
Três projetos nos «Encontros Criativos»:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades