Papa Francisco: "O amor cristão" é "alegria sem medida para os outros"

"O amor de Jesus não tem medida, não é como os amores mundanos, que buscam apenas o poder e a vaidade". As palavras são do Papa Francisco na homilia desta manhã na casa de Santa Marta, no Vaticano.

Na sua reflexão, disponibilizada no original pela Rádio Vaticano, Francisco tomou para meditação o trecho do evangelho proposto pela liturgia do dia em que Jesus convida os discipulos a "permanecerem" no seu amor:

"O Senhor pede-nos que permaneçamos no Seu amor «porque é o amor do Pai» e convida-nos a observar os Seus mandamentos".

O Papa recordou os 10 Mandamento como "a base e o fundamento deste amor" mas convidou os crentes a "seguirem toas as coisas que Jesus nos ensinou, os mandamentos da vida quotidiana" que são, apontou, "um modo de viver cristão".

Francisco reforçou a ideia de que no "cerne do agir cristão" deve estar o "amor do Pai por Jesus e o Amor deste por cada um de nós": 

"Existem outros amores. Também o mundo nos propõe outros amores: o amor ao dinheiro, por exemplo, o amor à vaidade, exibir-se, o amor ao orgulho, o amor ao poder, inclusive cometendo muitas injustiças para ter mais poder... São outros amores, este não é de Jesus e não é do Pai. Ele pede-nos para permanecer no seu amor, que é o amor do Pai. Pensemos também nesses outros amores que nos afastam do amor de Jesus. E também, existem outras medidas para amar: amar pela metade, isso não é amar. Uma coisa é querer bem, outra é amar", sintetizou.

Para o Papa o amor de Deus é sem medida e é para aí que deve apontar o amor do cristão:

"Amar é mais do que querer bem. Deste modo a medida do amor é amar sem medida".

No final da sua homilia Francisco convidou os crentes a pedirem o "dom do amor e da alegria" pois só deste modo o cristão cumpre a sua missão que consiste em "dar alegria ás pessoas".

"Que o Senhor proteja, como pedimos nas orações, este dom de permanecer no amor de Jesus para poder dar alegria às pessoas". 

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades