Papa Francisco: "Uma paz sem cruz não é a paz de Jesus"

"Uma paz sem cruz não vem de Jesus". a afirmação foi realizada esta manhã e consta da homilia do Papa Francisco durante a eucaristia a que presidiu na casa de Santa Martae, no Vaticano.

Na ocasião, e comentando o evangelho em que Jesus dá a paz aos seus discipulos, o Papa afirmou que "a verdadeira paz" não pode ser "fabricada apenas por nós mesmos, com as nosasa forças".

"Só Jesus nos pode dar a verdadeira paz no meio das nossas tribulações. Uma paz sem cruz não vem de Jesus", apontou Francisco.

Questionando os presentes sobre "que paz é esta que Jesus dá?" o Papa apontou as diferenças entre a paz de Jesus e a paz do mundo "que nos é dada como anestesia para não vermos a cruz":

"A paz que nos dá o mundo é uma paz sem tribulações; oferece-nos uma paz artificial, reduzida à tranquilidade de quem olha somente para os seus próprios interesses, as suas próprias certezas, onde nada falta".

Para Francisco esta paz "é uma anestesia" e não se constitui como uma verdadeira paz porque não convoca para "o caminho da cruz":

"A paz de Deus é um dom que nos faz seguir em frente. A paz de Deus é uma paz real, que está na realidade da vida, que não nega a vida: a vida é assim. Há sofrimento, há os doentes, há tantas coisas más, existem guerras... mas a paz de dentro, que é um dom, não se perde, mas vai-se em frente carregando a Cruz e o sofrimento. Uma paz sem Cruz não é a paz de Jesus: é uma paz que se pode comprar. Podemos fabricá-la nós mesmos. Mas não é duradoura: termina", reforçou.

O Papa convidou os crentes a "pedirem a paz" e a encontrá-la "no meio das tribulações". Isso só pode acontecer "pedindo ao Espírito Santo" o discernimento e a graça da paz:

"Devemos ser capazes de pedir a graça, de pedir ao Senhor a Sua paz" pois somente desta forma "entraremos no Reino de Deus. Que o Senhor nos faça compreender como é esta paz que Ele nos dá com o Espírito Santo".

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades