Iraque: Fundação católica inicia reconstrução de casas

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) iniciou já a reconstrução das primeiras obras nos povoados cristãos iraquianos de Bartella, Karamless e Qaraqosh que foram destruídas pelo autoproclamado ‘Estado Islâmico’.

Em comunicado a fundação católica afirma que "se perdermos esta oportunidade para trazer os cristãos de regresso às suas casas na Planície de Nínive, eles deixarão o Iraque para sempre".

Para o padre Andrzej Halemba, presidente da Comissão para a Reconstrução de Nínive, os cristãos na região estão a viver "um momento decisivo":

"O objetivo passa por dirigir a edificação de cerca de 13 mil casas que foram afetadas ou mesmo totalmente destruídas pelos militantes do autoproclamado ‘Estado Islâmico’".

A AIS estima em cerca de "250 milhões de euros" o custo da operação dos quais já consegui reunir cerca de 450 mil euros para a reconstrução das primeiras 100 casas".

Para além deste projeto a AIS ajuda cerca de 12 mil famílias que vivem nas regiões de "Irbil, Dohuk, Kirkuk, Zakho e Alqosh, no fornecimento de água, eletricidade, alimentos, medicamentos e aluguer dos quartos e casas".

Desde 2014 a AIS refere ter doado "mais de 30 milhões de euros" com a ajuda de benfeitores e amigos da fundação.

Educris com AIS



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades