Santarém: «Jornada Bíblica» antecede «Domingo da Palavra de Deus»

Iniciativa vai analisar o Evangelho de São Lucas

A diocese de Santarém organiza, nos próximos dias 21 e 22 janeiro, uma Jornada Bíblia a partir da citação bíblica «Hoje a Salvação chegou a esta casa (Lc 19,9)».

A iniciativa, que se realiza presencialmente no auditório da Casa Luiza Andaluz em Santarém, conta com transmissão online na página de Facebook da Diocese, informam os organizadores em comunicado.

D. José Traquina, Bispo Diocesano, dá início aos trabalhos na noite do dia 21 de janeiro, pelas 21h15. Segue-se a conferência «Quem é este homem», proferida pelo sacerdote Pedro Paulo, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Brasil.

No dia 22 de janeiro, sábado, o padre David Palatino, biblista português do Patriarcado de Lisboa, reflete o tema «O Discípulo – O missionário no Evangelho de Lucas», a partir das 10h30. A iniciativa encerra com o tema «Contemplar Jesus orante no Evangelho de Lucas», numa conferência a cargo do padre Ricardo Conceição, da diocese de Santarém.

SNEC associa-se a Domingo da Palavra

Nesta terceira celebração o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) associa-se à iniciativa “disponibilizando a um maior número de famílias e cristãos” a “Bíblia – Os Quatro Evangelhos e Salmos” a um preço reduzido (3,5 euros)

“O nosso objetivo é que as famílias, os catequistas, os jovens e os movimentos eclesiais a adquiram, acreditando que a leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos fortalecem o sentido da presença de Deus nas nossas vidas e no serviço aos outros”.

Durante as próximas duas semanas “as comunidades, famílias e catequistas” podem “adquirir este texto que conta com a aprovação da Conferência Episcopal Portuguesa” de modo que a “leitura dos Evangelhos e a recitação/oração dos Salmos" possa ser "uma oportunidade para redescobrirmos a beleza e os ensinamentos da Bíblia". 

Papa Francisco celebra Eucaristia

A Santa Sé (Vaticano) informa que o Papa Francisco preside, a 23 de janeiro, à eucaristia que assinala o Domingo da Palavra de Deus. Durante a celebração, que tem lugar às 9h30 locais, menos uma hora em Portugal continental, vai ser instituído o rito de leitor e, pela primeira vez, o ministério de catequista.

Educris|17.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades