Vaticano: «Episcopado é serviço e não honra», afirma o Papa

Francisco sagrou hoje, no Vaticano, dois novos bispos para a Igreja Católica

D. Guido Marini, para a diocese italiana de Tortona, no norte da Itália, e o chileno D. Andrés Gabriel Ferrada Moreira, para a Congregação para o Clero do Vaticano, são os dois novos bispos ordenados hoje, pelo Papa, no Vaticano.

Na sua homilia Francisco recordou a importância do bispado na história da Igreja e reiterou a ideia de que o “episcopado é um serviço e não uma honra”.

“’Episcopado’, com efeito, é o nome de um serviço - não há verdadeiro episcopado sem serviço -, não de uma honra - como queriam os apóstolos, um à direita, outro à esquerda -, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: ‘Quem é o maior entre vós, torne-se o menor. E quem governa, aja como quem serve’. Servir. E com este serviço, vós guardais a vocação e sereis autênticos pastores no servir, não nas honras, na potestade, na potência... Não. Servir, sempre servir”, pediu o Papa.

Aos novos prelados Francisco enunciou as missões do bispo com destaque para a “proximidade” e a oração que, afirmou “é a primeira tarefa do bispo”.

“A proximidade é o traço mais característico de Deus. Anunciais a Palavra em qualquer ocasião. Adverti, repreendei, exortai, mas sede defensores do serviço, da caridade da Igreja. Por favor, não abandoneis esta proximidade", exortou.

Educris|17.10.2021

Imagem:Vatican Media



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades