Um milhão de crianças pela Paz: «A causa da paz é de todos», afirma o Cardeal António Marto

Bispo de Leiria-Fátima preside à oração do terço em Fátima, numa iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)

O Cardeal D. António Marto afirmou hoje que “a causa da paz não está confiada só aos poderosos do mundo com as suas cimeiras políticas, à procura de acordos que muitas vezes são tão efémeros, tão transitórios”, mas diz respeito “a todos nós, e concretamente à Igreja que é chamada a levar a paz de Cristo a todo o mundo”.

O prelado, que preside no próximo dia 18 de outubro à jornada de oração com as crianças, promovida pela Fundação AIS, afirma que a iniciativa se apresenta “cheia de significado” e considera que a mesma pode ajudar a “despertar as nossas consciências, e a consciência da Igreja a nível universal” para a defesa da causa da paz.

No ‘altar do Mundo’, na Cova da Iria, D. António Marto lembra a mensagem de Fátima onde “a Senhora confia a causa da paz aos pastorinhos”.

“Pode parecer estranho dizer que se confia a causa da paz a 3 pequeninos, mas neles estão representados todos os pequenos e humildes do mundo, aqueles homens e mulheres que parecem não terem grande protagonismo na História, que não aparecem nas parangonas dos jornais e revistas nem nos ecrãs da televisão, mas que têm um protagonismo histórico em construir a paz em cada dia nos lugares onde vivem, onde trabalham”, acrescenta.

A oração do Terço no Santuário de Fátima vai ser o epicentro desta enorme jornada promovida pela Fundação AIS, a nível global, e que tem vindo a congregar, de ano para ano, milhares de crianças em mais de 130 países unidas numa única prece pela paz no mundo.

Em Portugal o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), assim como o Santuário de Fátima, a Rede Mundial de Oração do Papa, o Apostolado Mundial de Fátima, estão presentes na iniciativa.

O Papa Francisco tem manifestado também o seu apreço por esta iniciativa da Fundação AIS a nível global. “Encorajo esta bela iniciativa que une crianças de todo o mundo, que vão rezar especialmente pelas situações de crise causadas pela pandemia”, disse o Santo Padre no ano passado.

Significativamente, este ano as crianças vão rezar inspiradas também em palavras de Francisco. “A iniciativa gira em torno de São José, com citações da Carta Apostólica ´Patris corde` (com coração de Pai), escrita pelo Papa Francisco para marcar o Ano de São José no 150º aniversário de sua proclamação como Padroeiro Universal da Igreja, ano jubilar que se conclui no dia 8 de Dezembro deste ano”, explica o Cardeal Mauro Piacenza, presidente internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

“A campanha incentivará as crianças a rezarem de mãos dadas com Nossa Senhora e sob a proteção de São José”, diz ainda o cardeal Piacenza, recordando que São José, como Patrono Universal da Igreja, “é um grande exemplo para nós de como Deus pode tornar todas as coisas boas através da nossa oração, da fidelidade e obediência à Sua Palavra”.

Educris|12.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades