Educação: Projeto Change procura alunos embaixadores (C\vídeo)

Iniciativa dá a conhecer histórias de migrantes que refazem a vida Europa

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) volta a promover, em início de novo ano letivo, o projeto CHANGE.

“Este é um projeto destinado a alunos do primeiro ao décimo segundo anos e pretende sensibilizar e informar o público mais jovem da realidade migratória”, explica ao EDUCRIS Marta Carvalho da JRS Portugal.

Implementado já em 9 países europeus a iniciativa quer “dar a conhecer as histórias de vida de pessoas que foram acolhidas por Portugal” e permitir aos alunos “desenvolverem o seu pensamento crítico”.

Dirigido a escolas de todo o país a iniciativa encoraja os alunos a tornarem-se “embaixadores, em grupos de 10 pessoas” e a agir, “fazendo a diferença na escola e na comunidade”.

“Desafiamos os alunos a desenvolver a sua própria atividade (pode ser um debate, uma angariação de fundos, um vídeo, o importante é usar a imaginação e querer sensibilizar os outros, sendo que é sempre uma mais valia adaptar a ideia ao plano curricular de estudos”, aponta.

A organização tem, para o final do ano letivo, marcada uma viagem a Bruxelas, com o melhor grupo de embaixadores de cada país.

O que é o CHANGE

O CHANGE é um programa divido em 6 fases, que passam desde o autoconhecimento, o conhecimento técnico sobre a área das migrações ao testemunho de um refugiado. Os professores que se queiram envolver no projeto são encorajados a utilizar os materiais disponíveis e a explorar o tema com os seus alunos em contexto de sala de aula, sendo que os mesmo podem ser adaptados e utilizados de acordo com os critérios de cada docente.

O JRS Portugal entra em ação naquela a que chamamos a 3ª sessão: aqui o objetivo é marcar um encontro entre os alunos e um migrante ou refugiado para partilhar um pouco da sua história e responder a dúvidas dos alunos (este encontro pode ser online ou presencial, seguindo as preferências da escola).

Educris|11.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades