Educação: Alunos de EMRC ganham concurso nacional «SuperTmatik»

Duas escolas do distrito de Leiria ganharam na categoria do 1º e do 2º ciclos

Bruna Pereira, aluna do sexto ano no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, Leiria, e Maria Gomes, aluna do primeiro ciclo no Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, da Maceira, foram as grandes vencedoras numa edição que reuniu mais de seis mil participantes de todo o país.

“A proposta saido da própria direção da escola Correia Mateus. Participámos com os alunos do sexto ano. Na sequência decidi participar no primeiro ciclo, noutro agrupamento, com a única turma a ter EMRC em todo o agrupamento”, explica o professor Orlando Marques.

Para além dos dois primeiros lugares, estes agrupamentos de escolas, trouxeram para casa o 2º e o 3º lugar, com os alunos Martim Oliveira e Dinis Fernandes respetivamente, alunos do 2º ciclo e um segundo lugar na  3º/4º CRT, para o aluno Diogo Alves.

“Fomos realizando várias eliminatórias, algumas até durante o tempo de confinamento com os alunos a jogarem e a participarem na aula de EMRC à distância”, revela.

Para a eliminatória final nacional o professor criou “um quizz com uma centena de perguntas” e foi redirecionando os tempos de aulas presenciais para o aprofundamento do ‘Domínio disciplinar da Cultura Cristã e Visão Cristã da Vida’.

“Correu tudo muito bem no E@D, até porque os treinos e as eliminatórias decorreram online no site do SuperTmatik. Deste modo, os alunos até poderiam treinar sempre que quisessem fora do tempo da aula. E isso foi um dos segredos do sucesso”, completa.

Manter a proximidade e a motivação durante confinamentos

Professor há 15 anos, Orlando Marques faz “um balanço positivo dadas as circunstâncias”, num ano letivo marcado por dois confinamentos e explica a importância “da proximidade e da motivação para a disciplina.

“Este ano estive em três escolas/agrupamentos. A minha preocupação durante o confinamento foi não perder a proximidade que nós, professores de EMRC, estabelecemos com os alunos. É esta relação próxima que construímos ao longo do ano que leva os alunos a quererem continuar connosco no ano seguinte”, aponta.

Os prémios e diplomas foram entregues a todos os participantes na última semana de aulas pela professora Vera Simões, da Direção do Agrupamento, que se mostrou muito honrada com a conquista, elogiando a excelente prestação dos alunos, e salientando que esta “atitude de empenho e os resultados alcançados são um exemplo e motivação a seguir nas outras áreas da vida escolar”.

Também Jorge Bajouco, diretor do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, da Maceira , elogiou “a excelente prestação dos alunos”, salientando que esta “atitude de empenho e os resultados alcançados são um exemplo e motivação para toda a vida escolar”.

Educris|16.07.2021

Editada a 17.07.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades