Funcionamento

O contacto com o terreno e, ao mesmo tempo, o conhecimento que dele se possui são elementos indispensáveis para um trabalho sério e significativo com vista à formação das novas gerações nos valores cristãos. Educar para e com valores Cristãos é uma missão para toda a vida. De facto, é um percurso que precisa de tempo, de maturação e compromisso.

A coordenação geral da Equipa Nacional é assegurada pelo SNEC, pelo seu Director e pelo coordenador do departamento da EMRC.

Os membros da Equipa Nacional actuam nas regiões que lhes estão confiadas (operacionalizando o projecto de acção do SNEC), de acordo com as orientações gerais do SNEC e a legislação vigente, em estreita ligação com os Serviços Diocesanos competentes. Os membros da Equipa Nacional, sendo elementos da equipa da Diocese a que pertencem, trabalham directamente com o SNEC enquanto elementos dinamizadores e agentes de formação na respectiva zona e concretizando simultaneamente o projecto de acção definido pelo SNEC, devendo regularmente comunicar ao SNEC as actividades desenvolvidas.

Os membros da Equipa Nacional devem articular o seu trabalho de professor requisitado com os secretariados diocesanos, procurando estimular um contacto permanente de formação e de informação; apoiar e colaborar nas diversas iniciativas; cooperar na pastoral da Educação Cristã de cada diocese; permitir e proporcionar o intercâmbio de saberes e actividades e planificar todas as actividades, com o conhecimento e aprovação do Secretariado Diocesano e com conhecimento do SNEC.

A nível global do País para requisição de professores, tem-se em conta, consoante as disponibilidades e a política do Ministério da Educação, as Dioceses mais carenciadas neste departamento da pastoral, bem como as necessidades prioritárias dos planos de acção do SNEC, a quem compete a coordenação dos respectivos elementos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades