«EComMaria 2020» realiza-se em Fátima

Em ano marcado pela Pandemia participação será simbólica e com transmissão direta

«EComMaria 2020» é o tema abrangente da V Peregrinação Nacional das Escolas Católicas que o Santuário de Fátima acolhe a 22 de outubro, em plena Semana Nacional da Educação Cristã.

Organizada pala Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), a iniciativa cumpre “uma tradição iniciada em 2012” e que quer “congregar as Escolas Católicas na oração e na comunhão, junto de Maria”.

“Este ano, a Peregrinação tem um sentido acrescido, dado o contexto epidémico em curso, que definirá, naturalmente, as necessárias adaptações do programa”, explica a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A APEC acredita que “no contexto da pandemia” a Peregrinação surge como “um sublime argumento para as Escolas Católicas se unirem ainda mais, na comunhão e na partilha, em torno da sua essência – Jesus Cristo – e de Maria, a ‘excelsa Mãe de Deus’, a quem vamos agradecer e pedir especial proteção”, completam.

Tendo em conta a impossibilidade de reunir no santuário “uma grande assembleia de peregrinos” a organização prevê “uma representação de cada Escola Católica” num programa mais reduzido que contempla a celebração da eucaristia, na Capelinha das Aparições, pelas 12h30, com transmissão online e presidência de D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Em Portugal existem cerca de 144 escolas católicas, do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, que são frequentadas por cerca de 73 mil alunos.

Educris|19.10.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades