D. António Moiteiro: É urgente uma «ampla aliança educativa» (C/Áudio)

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé convocou agentes nacionais a unirem esforços para uma nova educação e recordou mensagem do Papa para o setor

“Queremos unir esforços para que seja possível renovar a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva. Capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”, disse o prelado no início da sua intervenção na apresentação do livro «Uma escola de todos, com todos, para todos – liberdade de educação».

D. António Moiteiro afirmou que “nunca como hoje houve necessidade de unir esforços, numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes” e “reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”. O prelado denunciou “o aparecimento de uma nova antropologia que não olha o ser humano integral” e que é contrária “à visão que tem norteado a construção civilizacional” nos últimos milénios.

O Bispo de Aveiro trouxe à reflexão os “três objetivos do Papa” de modo a que se possa reconstruir o “pacto educativo mundial”.

“Hoje temos de ter a coragem de colocar no centro a pessoa; a coragem de investir as melhores energias com responsabilidade no campo educativo e finalmente, formar pessoas disponíveis para se colocarem ao serviço da comunidade. “Juntos procuremos encontrar soluções”, apontou.

O livro Uma escola de todos, com todos, para todos – liberdade de educação» contou com intervenções de Luís Marques Mendes, Pedro Bruto Homem e Fernando Magalhães num painel orientado pela jornalista Graça Franco da Rádio Renascença.

Educris|05.12.2019

 

 

 



Recursos:
Lançamento da obra «Uma escola de todos, com todos, para todos; liberdade de educação» :
«Uma escola de todos, com todos, para todos; liberdade de educação»:

D. António Moiteiro



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades