APEC: Assembleia geral apresenta relatório de atividade

Reunião magna da Associação Portugues a de Escolas Católicas faz balanço do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo anterior.

A renunião vai decorrer a 15 de fevereiro (sexta-feira), em Fátima , na sede desta Associação, a partir das 14h30. Dos trabalhos destaque para a análise "das atividades realizadas ao longo do ano letivo" e para "um balanço do trabalho desenvolvido" pela atual direção da APEC ao longo dos últimos três anos:

"Este mandato de três anos ficou marcado pela ação do Governo contra a liberdade de ensino, materializada no fim dos contratos de associação para a maioria das escolas e no corte brutal de turmas financiadas, levando ao encerramento de 7 Escolas Católicas com larga tradição e à reconfiguração de muitas outras, obrigadas a cobrar propinas para sobreviver. Nestas circunstâncias, a EC vê-se cada vez mais afastada dos seus destinatários privilegiados – os pobres", lê-se no comunicado enviado hoje ao Educris.

A Associação reclama "mais atenção do estado" para o modo como são "distribuidos os subsídios" que "estão a impossiblitar o número de beneficiários" destas instituições de ensino:

"A argumentação sugerida é a escassez de meios para o apoio às escolas privadas, contrariando a sua obrigação de custear o ensino básico obrigatório para todos os alunos. Desta forma, as famílias que nos procuram veem-se cada vez mais impossibilitadas de exercer a liberdade de escolher a escola para os seusfilhos", sustenta a missíva.

Educris|13.02.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades