Lisboa: 17 escolas participam na II edição das Jornadas Locais

Instituições de ensino de cinco dioceses analisam hoje ousadias e marcas dos projetos educativos de matriz cristã.

O colégio de Nossa Senhora da Boa Nova, no Patriarcado de Lisboa, acolhe hoje, dia 24 de fevereiro, 17 escolas de cinco dioceses portuguesas num total de mais de 110 participantes.

A ação, da responsabilidade do Departamento das Escolas Católicas (DEC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) vai percorrer o país em várias iniciativas que pretendem reunir as cerca de 174 instituições de ensino católicas do país:

“Os colégios sentem necessidade de conhecer os rostos que estão por detrás das instituições. Querem partilhar, escutar novas ideias, criar laços de entreajuda e cooperação”, explicou ao EDUCRIS Elisa Urbano, coordenadora do Departamento das Escolas Católicas no Secretariado nacional de Educação Cristã (SNEC).

O Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão, diocese de Aveiro, recebeu, no passado dia 3 de fevereiro a primeira edição das Jornadas Locais 2018 com uma forte mensagem cristã:

“É uma oportunidade de refletirem e rezarem juntos novos caminhos a percorrer, unidos aos seus bispos, em Igreja”, sustenta a responsável pelo setor no SNEC.

O tema escolhido, «Semeadores da Esperança» reflete sobre a recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal para o setor da Educação Cristã:

"É missão da escola católica que todos os momentos de formação, convívio e partilha, sejam para os nossos educandos verdadeiras experiências de encontro com a Pessoa de Jesus Cristo. Só este encontro pessoal transforma o olhar sobre os outros, sobre o mundo, sobre a vida. Então, estaremos a educar verdadeiros cristãos, construtores de uma sociedade cada vez mais divina porque mais humana", sustenta Elisa Urbano.

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa vai proferir uma pequena palestra sobre o tema em análise, às 10h15. Pelas 11h00 a atividade «Youtuba a tua Escola» apresenta pequenos vídeos, de 3 minutos, realizados pelos alunos nas suas escolas. Da parte da tarde alunos e professores trabalham em grupos acerca das «ousadias», proposta da formação.

As Jornadas Locais 2018 acontecem após a realização das I Jornadas Interdiocesanas das Escolas Católicas que decorreram nas dioceses de Setúbal, Porto, Viseu e Leiria-Fátima, durante o ano letivo 2016/17.

 Educris|24.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades