50 toneladas para a Cáritas

Neste mês de outubro, as escolas católicas foram desafiadas pela Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), com a colaboração da Cáritas Portuguesa, a fazer uma campanha de recolha de alimentos intitulada «Partilhar é… urgente».

Esta ação solidária contemplou duas campanhas. Uma campanha interna junto dos alunos, pais e funcionários, visando recolher produtos alimentares para serem entregues a famílias carenciadas das próprias instituições e às Cáritas diocesanas. Nesta campanha foram recolhidas cerca de 10 toneladas de alimentos.

A campanha externa, levada a cabo por cerca de quarenta escolas católicas, envolveu para cima de três mil pessoas das respetivas comunidades educativas, maioritariamente alunos, e recolheu perto de 40 toneladas de alimentos, especialmente arroz, massa, cereais, leite, azeite, óleo e conservas.

As 50 toneladas recolhidas estão a ser distribuídas a famílias carenciadas, a instituições de solidariedade social e às Cáritas diocesanas.

Segundo dados da Cáritas Nacional, o volume recolhido dará para apoiar na alimentação cerca de 150 famílias durante um ano.

De entre os objetivos desta ação destaca-se a sensibilização das comunidades educativas e das populações locais para os valores cristãos, através da partilha fraterna de bens, num momento de grave crise nacional, assim como a sustentabilidade do comércio local, designadamente dos estabelecimentos de menor dimensão.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades