Síntese do Encontro dos grupos de Missão

"Como previsto, realizou-se no passado dia 5 de novembro, em Fátima, o 1º encontro dos grupos de missão das escolas católicas.

Participaram trinta e oito professores e alunos, representantes de nove escolas. A partilha foi muito rica e deram-se os primeiros passos na preparação do retiro de professores e da peregrinação nacional a Fátima.

A qualidade do trabalho não depende, como é óbvio, da quantidade de escolas presentes. Mas não podemos deixar de manifestar alguma tristeza pelo pouco envolvimento da maioria das escolas católicas, quando se trata de partilhar atividades, experiências, iniciativas. Parece que ainda não entendemos que é urgente, indispensável, absolutamente imprescindível, agirmos em comunhão, estarmos juntos, ajudarmo-nos mutuamente.

Houve escolas que nos apresentaram a justificação da ausência, não deixando de expressar muito apreço pelo nosso esforço. Sabemos que outras – talvez a maioria - não participaram porque estão com um programa de atividades muito cheio, não tendo recursos humanos disponíveis. Outras haverá que não sentem validade nestes encontros. Também precisamos delas para, com as suas sugestões, nos ajudarem a servir melhor as escolas católicas.

Vamos continuar a ser persistentes. O mandato da Comissão Episcopal da Educação Cristã, a confiança das escolas católicas que aderem a esta proposta de ação (e comunhão) e, sobretudo, a certeza de que estamos a cumprir uma missão “de Igreja”, leva-nos a olhar com muita esperança os acontecimentos e o devir.

Para de alguma forma minimizarmos os efeitos de quem não esteve presente, enviamos em anexo a síntese do encontro, com as propostas mais significativas expostas. "

A direção da APEC

Atividades previstas

O próximo encontro dos grupos de missão da APEC está marcado para o próximo dia 5 de Maio de 2012. Para o presente ano pastoral a APEC conta realizar um retiro para docentes, que se realizará na casa diocesana de Albergaria-a-Velha, em Aveiro, de 11 a 13 de Julho de 2012. Em agenda está também a I Peregrinação a Fátima das escolas católicas com data provável de realização no dia 5 de Outubro de 2012.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades