CAuSA Comum: Cuidar

O que é cuidar? Cuidar pressupõe a existência de um cuidador e de uma entidade cuidada, recipiente e de proveito. Cuidador e entidade cuidada estabelecem entre si uma reciprocidade.

O verbo cuidar apresenta elevado leque de significância, devido à sua utilização em diversos contextos para significar diferentes operações. 

Cuidar como a base do ser humano, desde o nascimento até à morte. Cuidar é a afirmação da capacidade do ser humano para com seu semelhante, presente até no gesto mais simples. Cuidar é mais do que um ato, é uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilização e de envolvimento afetivo.

O cuidar, além de uma atitude de amor e interesse por outra pessoa, é geralmente considerado um atributo positivo, um sinal de comportamento maduro e civilizado.

Como o cuidado pode ser interno ou externo, ou seja, cuidar-se ou ser cuidado por alguém, indicaria que tal não é uma ação unilateral, porque ora cuidamos ou somos cuidados, e o resultado fundamenta a garantia do viver ou do sobreviver.

CUIDAR torna-me mais valioso para mim e aos outros, porque no cuidar das pessoas e do ambiente, o nosso coração e o nosso mundo agradece!

 

SDER BRAGANÇA-MIRANDA

 



Recursos:
CAuSA Comum: Cuidar:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades