Disciplina propõe duas atividades nacionais para o próximo ano letivo

Iniciativas estão previstas para Fátima e Coimbra ainda num “cenário de incerteza”

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) espera promover, no próximo na letivo, duas atividades para os alunos do 1º ciclo e do ensino secundário.

O anúncio foi realizado pelo professor Sérgio Martins, diretor do secretariado diocesano de Aveiro e membro da equipa nacional da EMRC na reunião de diretores diocesanos que decorreu em Fátima.

“Propomos duas grandes ações, em formato diferenciado, o encontro de EMRC dos alunos do secundário e do 1º ciclo”.

Depois do necessário cancelamento das atividades no ano letivo que agora finda o docente considerou importante que “a disciplina saia dignificada e que os objetivos possam ser lecionados aos que fizeram a opção pela EMRC” sempre no “estrito cumprimento das indicações da DGS e da tutela”.

“Para já temos cenários e queremos construir algo que seja ‘elástico’ para nos moldarmos às circunstâncias do momento”.

O X Encontro de EMRC do Ensino Secundário vai decorrer na cidade de Coimbra a 9 ou a 10 de abril sem “dormidas”.

“Em vez de dois dias vamos propor apenas um dia de modo a evitar um aglomerado tão grande de alunos sempre na esperança de que estejamos, nessa altura, em atividades presenciais”.

Para o Encontro do 1º Ciclo as datas são 20 e 21 de maio, “nos mesmos moldes” e com “limitação de participantes”.

“Estamos todos a habituarmo-nos a uma nova forma de estar, e na escola queremos estabelecer uma proximidade diferenciada de que fazíamos até aqui. Temos de encontrar formas de estar presentes, fazendo-nos próximos e ser voz que ajuda e indica caminhos”, concluiu.

A reunião dos responsáveis diocesanos pela EMRC ficou marcada pelo balanço e lançamento de propostas para a disciplina e pela  formação, ministrada por Ricardo Oliveira, especialista em educação a distância e e-Learning do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Lisboa, abordou o tema «Ensino à distância/remoto- das modalidades aos desafios da EMRC».

Educris|21.07.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades