Formação: 20 docentes analisam «papel da EMRC» na Estratégia da Educação

Sessões sobre o «Lugar da EMRC no desenvolvimento da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola» decorrem até ao próximo mês de junho

A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Faculdade de Teologia, iniciou, no passado sábado, dia 19 de maio, uma formação online para os docentes do grupo 290 (Educação Moral e Religiosa Católica) onde se vai aprofundar «O lugar da EMRC na Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola».

No final da primeira sessão online o formador, Luís Gonçalves, destaca a “grande vontade dos colegas em abrir caminhos, em trabalhar em metodologia de trabalho de projeto” e em “aprofundar as sinergias que podem surgir nas duas áreas”.

“A disciplina de EMRC está já enraizada no currículo dos alunos em todos os ciclos de ensino e no ensino secundário. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania conta com vários pontos de contacto com a EMRC que urge aprofundar”.

Para Luís Gonçalves, docente de EMRC que integrou o grupo de trabalho que propôs a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (EC), é vital "distinguir " a Estratégia da Educação para a Cidadania" da própria disciplina de Cidadania e Desenvolvimento".

"Na Estratégia da Escola para esta área da cidadania todas as disciplinas devem ser chamadas a participar. A EMRC está presente na escola e as suas Aprendizagens Essenciais contém muitos pontos de contacto com os domínios da Estratégia de EC".

Lotação máxima na formação

A formação online conta com o máximo de ‘alunos’ inscritos, 20 e apresenta grande “diversidade regional”.

“As expectativas são elevadas. Muitos colegas estão ligados à EC da sua escola ou estiveram no desenho da mesma. Contamos com formandos de Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Lisboa, Setúbal, Beja, Algarve e Ilha Terceira”, revela o também docente de EMRC.

Luís Gonçalves destaca “uma grande vontade de estabelecer pontes e possibilidades de articulação e interdisciplinaridade”, confidenciou ao Educris.

As sessões síncronas decorrem a 19,23, 30 de maio e 6 de junho e terminam com a realização de um produto final que mobilize as competências adquiridas.

Para os docentes de EMRC pertencentes ao grupo de recrutamento 290 esta ação de formação é apoiada pelos Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, e pela Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Educris|21.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades