Educação: Patriarcado de Lisboa apela à inscrição em EMRC

«Vem e Vê! A Alegria de ser EMRC» é o mote da campanha de matrículas 2020/2021

Desde o passado dia 4 de maio que decorrem as matrículas para o 1º ano do ensino básico. Em breve começarão as matrículas nos restantes níveis de ensino.

Para todos a disciplina de EMRC, do 1º ao 12º ano, ou nos cursos técnico-profissionais, é “uma opção com sentido”.

“Convidamos todos os professores, educadores, pais e encarregados de educação, párocos e catequistas, a orientar as nossas crianças e jovens a optar por EMRC, a optar pela disciplina que ensina a Vida, o Amor e a Esperança Cristã”, salienta, em comunicado, o Secretariado diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) de Lisboa.

“A EMRC tem um papel complementar na educação de cada aluno, acrescido em momentos de instabilidade” como o que se vive atualmente, lê-se.

O secretariado diocesano “apela a que no próximo ano letivo os alunos frequentem a disciplina”.

Ler o Mundo com valores

Na missiva o SDER lembra que a frequência da disciplina de EMRC é uma “oportunidade para ter uma leitura do mundo” e um lugar onde “são apresentados os valores e fundamentos que justificam cada ser humano, a vida, a importância e o respeito pelo outro”.

“Em EMRC, lançam-se as sementes para que as crianças e jovens comecem, hoje, e continuem, no futuro, a construção de um mundo mais justo e mais solidário, um mundo em que todos cuidam, porque amam”, conclui.

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é de oferta obrigatória e de frequência facultativa em todo o sistema de ensino português.

Testemunhos no programa Ecclesia

Desde meados do mês de maio que o programa Ecclesia, integrado no espaço inter-religioso «A Fé dos Homens», da RTP2, tem apresentado, todas as terças-feiras pelas 15h00, testemunhos diversos sobre a disciplina a partir da experiência de professores, alunos e pais.

O Secretariado Nacional da Educação Cristã, através do Departamento de EMRC, disponibiliza, como habitualmente, materiais para divulgação da disciplina.

DESDOBRÁVEL 2020

MARCADOR 2020

CARTAZ 2020

Educris|19.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades