Roma: «Uma visita de estudo especial»

19 alunos de Trás-os-Montes participaram na iniciativa da disciplina de EMRC

“Uma Oportunidade única de aprender e de colocar em ação o tanto recebido ao longo do ano de frequência da disciplina”.

Foi assim que os alunos finalistas do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar e Murça avaliaram uma “«Lição com sentido» que o levou, de 17 a 20 de janeiro, a Roma.

Com o apoio da Embaixada Portuguesa, da Junta de Freguesia local, os discentes puderam ficar a conhecer “a riqueza e a cultura de uma das grandes capitais do mundo”.

“Esta visita ficará para sempre nas nossas vidas não só pela oportunidade que tivemos de aqui vir mas, sobretudo, pela quantidade de conhecimento que foi possível absorver e aplicar neste contexto”, revelou Carolina Batista, uma das alunas envolvidas num projeto da disciplina de EMRC naquelas escolas.

Os alunos ficaram a conhecer de perto a Igreja de Santo António dos Portugueses, que foi o único território português durante o período de ocupação filipina.

O padre Manuel Saturino Gomes, Auditor do Tribunal Apostólico da Rota Romana, serviu de “guia” para uma visita às “basílicas da cidade” onde os alunos puderam “contactar com a cultura e a história do cristianismo” num lugar marcado pela presença e influencia da civilização romana.

Durante os dias de estadia na cidade eterna os alunos participaram, na praça de São Pedro, da recitação do Ângelus, com o Papa Francisco num momento “de profunda emoção por ver ao vivo alguém que nos marca pelas suas palavras e obras em favor da paz no mundo e no cuidado com os mais pobres e com a construção do bem comum”.

Com a ajuda do Conselheiro Eclesiástico da Embaixada Portuguesa junto da Santa Sé os alunos visitaram “os principais pontos histórico/turísticos de Roma” numa “verdadeira lição de civilização e história”.

Educris|29.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades