Guarda: Professores desafiados a «Ser o Rosto da Alegria», na missão

Casa de Saúde Bento Ménni recebeu o encontro de professores de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese da Guarda

Com o lema “EMRC: Ser o rosto d’ Alegria!”, a reunião, que marca o início de novo ano letivo, contou com a presença do padre Manuel Valente, que desafiou os docentes presentes a viverem a sua entrega à disciplina como uma "verdadeira missão".

"Mesmo diante das dificuldades é importante ser a luz que ajude a despertar nos adolescentes e nos jovens, o desejo de serem pessoas cada vez mais completas, integrando no seu crescimento, como pessoas, um correto discernimento vocacional.  A nossa missão passa, também, por seremos mediadores do encontro entre as pessoas e o mundo", cnsiderou.

Durante a manhã os professores contactaram com "o carisma e o testemunho do carisma hospitaleiro "através do testemunho de vida e missão das irmãs Celeste e Benedita.

Os professores foram desafiados a estarem "atentos e envolver aqueles que cuidam, promovendo a proximidade, cada vez mais e assumir a sua missão como um Projeto Comum".

Ano letivo com propostas de ação para as Escolas

O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) da Guarda apresentou as diversas propostas de ação para as escolas de onde se destaca a "a campanha solidária que envolverá os professores de EMRC e os seus alunos em prol da Casa «Nascer»", da responsabilidade da Cáritas diocesana e o "XXIII Encontro Diocesano Interescolas, que se realizará, no dia 24 de março de 2020, na cidade de Pinhel" bem como o "3º Encontro Diocesano de alunos do 9.ºano, programado para 23 de abril de 2020, na cidade de Seia".

Foram dadas, ainda, informações sobre o projeto diocesano “Partilho Sorrisos”, direcionado para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, tendo com os objetivos, os seguintes: Reforçar a Identidade da disciplina nos diferentes contextos; promover um “Eco” mais alargado da disciplina a nível da nossa diocese.

Formação para professores

O SDER apresentou, ainda, duas ações de formação para docentes da disciplina que se vão realizar em parceria como CEFAE Guarda 1. As questão da "Metodologia de Trabalho Projeto em EMRC" e a " Flexibilidade Curricular e a EMRC" são duas das formações propostas para a formação dos docentes. 

Da parte da tarde os professores integraram os vários serviços da Casa de Saúde Bento Ménni numa esperiência de serviço e solidariedade para com os que mais precisam.

Educris|22.11.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades