Lamego: I concurso de «Ecologia e (e)missão»

Iniciativa quer dar a conhecer a encíclica Laudato Si' do Papa Francisco

O Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) de Lamego adotou no presente ano letivo, 2019/2020, o tema “EMRC nos trilhos da missão”, considerando a urgência de sensibilizar corações, alertar consciências, (in)formar os jovens com o objetivo de mudar hábitos e relembrando que todos temos a missão de preservar/cuidar do planeta Terra, a casa comum dos seres vivos.

O SDER Lamego dá vida e voz à encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’  que reflete sobre o cuidado da casa comum, a importância de nos debruçarmos sobre os problemas ecológicos, sobre os atos irresponsáveis e os abusos contra a natureza.

O Papa Francisco alerta para a pertinência de estarmos unidos nesta preocupação comum que requer uma mudança de mentalidade porque o planeta não é nossa propriedade, por isso, urge “cuidar e melhorar o mundo”.

O SDER Lamego decidiu "realizar este concurso que nos leva a educar para a ecologia".

"O I Concurso Ecologia e (E)Missão pretende alertar os jovens para a degradação que existe nos concelhos da nossa diocese mas também para a beleza natural que Deus nos deu e que muitas vezes ignoramos ou não queremos ver".

Através da arte e da literatura pretende-se "mover corações e, a exemplo de São Francisco de Assis, admirar a natureza no modo mais belo, a proximidade com a criação", lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

O concurso engloba "várias formas de participação" que vão desde a "fotografia, conto, poesia, vídeo e desenho" com o objetivo de "todos poderem participar.

Educris|21.11.2019




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades