Lamego: Projeto eTwinning nos «Trilhos Ecológicos da Fé»

Iniciativa, integrada na rede eTwinning, vai recriar trilhos ancestrais da região Lamecense

«Trilhos Ecológicos da Fé» é a proposta da disciplina de EMRC no agrupamento de Escolas padre João Rodrigues, em Sernancelhe. A ideia surgiu na cabeça do professor Mário Rodrigues após o lançamento do tema anual do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) de Lamego.

"O Secretariado apresentou-nos o tema do ano que reflete o tema «EMRC, nos trilhos da Missão » e que coloca em destaque a mensagem do Papa Francisco acerca da questão ambiental, e da casa comum", afirma o docente.

Daí a criar "um projeto que permitisse uma ação concreta de preservação da natureza" onde estivesse presente o paradigma da ecologia integral, enquanto realidade capaz de apelar à compreensão racional e, principalmente, à compreensão espiritual que nos oriente neste desejo de mudar mentalidades e recuperamos a harmonia com a criação, foi um pequeno passo.

"O Trilhos Ecológicos de Fé pretende ajudar a esta reflexão ecológica da realidade, tornando-se um projeto abrangente. Numa sociedade tecnológica fazia todo o sentido levá-lo mais além através da partilha na plataforma eTwinning", reforça o docente.

Integrado na disciplina de EMRC a iniciativa quer "ser laboratório de inovação de práticas pedagógicas e experimentar novas metodologias de trabalho".

"O grupo de EMRC pretende elaborar um projeto eTwinning que permita o desenvolvimento de várias metodologias de trabalho em rede com escolas da diocese de Lamego, recriando, neste primeiro ano, os trilhos do santuário mariano da Lapa e promovendo o trabalho cooperativo e motivador dos e para os alunos das diferentes escolas da Diocese, colocando em prática as ideias preconizadas na Articulação e Flexibilidade Curricular".

Os alunos "vão realizar várias atividades em sala de aula que passam pela participação em vídeo-conferências com recurso a ferramentas colaborativas e online onde os discentes poderão dialogar e promover a divisão de tarefas e a troca de ideias entre si e com outros colegas na europa".

"Queremos dar a conhecer estes trilhos milenares e tão caracteristicos da cultura desta região dotando os alunos de conhecimento relevante para a disciplina e ajudando-os a melhorarem as suas competencias digitais enquanto estimulamos a aprendizagem cooperativa e ativa dos valores ecológicos presentes na encíclica Laudato Si', do Papa Francisco".

Educris|01.10.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades