40 mil participaram em encontros diocesanos

Iniciativas fizeram presente a disciplina em 17 das 20 dioceses portuguesas

Cerca de 40 mil foi o total de alunos que ao longo do ano participaram nos encontros de EMRC a nível diocesano. Os dados foram revelados no passado sábado, dia 6 de julho na reunião das equipas diocesanas da EMRC com o departamento de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Os números apresentados pelas dioceses dizem apenas respeito a iniciativas promovidas localmente por cada secretariado diocesano e permitem-nos percecionar o muito que foi feito em prol da disciplina, dos alunos e professores”, afirmou ao EDUCRIS Fernando Moita, coordenador da EMRC no SNEC.

Para o responsável a disciplina quer “ser uma presença significante e significativa na escola” e por isso presente ano ficou marcado “por todo um trabalho em rede, com parcerias com os secretariados diocesanos, cas escolas e os professores bem como com a Faculdade de Teologia”, sustentou.

Formação continua deslocalizada

Uma das preocupações do departamento nacional da EMRC prende-se com a formação continua dos docentes.

Fernando Moita considera que “a experiência de deslocalizarmos para cada diocese, ou grupos de dioceses, a formação continua permitiu-nos chegar a um maior número de docentes e de economizar esforços de deslocações e alojamento escutando mais os próprios responsáveis diocesanos e indo ao encontro das necessidades do terreno”.

Neste sentido o SNEC deseja continuar a ajudar na formação dos docentes da disciplina através “da intensificação da parceria com a Faculdade de Teologia, no seus três pólos de Lisboa, Porto e Braga”, revelou.

No encontro houve ainda espaço para a apresentação do projeto ‘Migrações e Desenvolvimento’ e para a conferência subordinada ao tema «O cuidado da pessoa da Criança: conhecer mais para proteger melhor».

Educris|09.07.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades