IX ENES: «Abeira-te» leva a Viseu 1600 alunos

IX edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário (#IXENES) da disciplina de EMRC reúne alunos de todo o país numa iniciativa que pretende alertar para o perigo dos populismos e para uma edução para a diferença, inclusão e ecologia

«Abeira-te» é o mote da edição deste ano do ENES que decorre amanhã, dia 26 de abril, e sábado na cidade de Viseu.

Numa altura de ressurgimento dos populismos a nível mundial Fernando Moita, coordenador da disciplina no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) considera urgente educar para os valores da diferença e da inclusão:

“Um dos desafios da educação é o de levar o aluno de hoje a capaz de entrar em diálogo com o Outro para que o possa reconhecer, identificar e aprenda a valoriza a diferença. Só a diferença nos torna vida mais bela e mais rica. Por outro lado, temos toda a tradição do judaico-cristianismo que nos trouxe a ideia de uma fraternidade na diferença. É o apelo bíblico a que todos sejam um, a questão da dignidade que nos irmana no meu Deus”, sustenta.

Na cidade beirã de Viseu os cerca de 1600 alunos inscritos, de todos os distritos de Portugal continental, vão refletir e aprender, à maneira de uma educação não formal, sobre a importância do «estar próximo» daquele que se apresenta como o outro diante de cada um:

“Antes demais quisemos ter uma ligação próxima ao ambiente geográfico das beiras. Viseu, capital da beira alta, mas sobretudo trazer para a dimensão educativa a beleza de nos abeirarmos, de nos debruçarmos, aproximarmo-nos sobre e para o outro, à boa maneira do samaritano, essa história tão próxima da Bíblia”.

A questão da dignidade humana, presente na declaração universal dos direitos humanos e tantas vezes maltratada na atualidade merece, neste #IXENES um lugar de destaque:

“A EMRC tem presente, em vários objetivos e conteúdos do seu programa, a educação para a inclusão e para a fraternidade. Uma das grandes metas curriculares é «reconhecer a dignidade de toda a qualquer pessoa». A disciplina tem este grande ADN de ser promotor de fraternidade e de fazer pontes. Isso é por demais evidente na sala de aula onde muitos não comungam das mesmas perspetivas religiosas, políticas e familiares. Vem de mundos muito dispares do ponto de vista cultural e económico. A disciplina é contributo a ser e a estar com todos”, concluiu.

Numa iniciativa que se inicia na tarde do dia 26 de abril junto ao Multiusos da cidade de Viriato a preocupação ecológica é uma constante com a organização a desejar deixar no território uma “dupla marca ecológica”:

“Vamos pautar esta atividade por uma consciência ecológica, na linha da Laudato Si’, procurando reduzir praticamente a desperdício zero, o plástico utilizado. Também conscientes dos fogos que nos últimos anos tem afetado esta região vamos doar, a esta cidade algo que vai ajudar a recompor a flora local. Os alunos também levarão esta tonalidade da natureza como testemunho do «abrigar-se» junto dos outros e levando de Viseu algo com muita simbólica bíblica que vão descobrir no encontro.

Música, Mensagem e Cultura

Durante toda a manhã do dia 26 de abril os participantes no IX ENES vão conhecer a cidade através “de várias visitas guiadas a monumentos e museus da cidade” numa parceria com as entidades locais.

Após o jantar a música e a animação sobem ao palco do multiusos de Viseu com a presença de Matay numa intervenção com muita música e testemunhos. Antes do final do dia o padre Guilherme Peixoto, pároco da Póvoa de Varzim, anima a “pista” com muita música tecno.

No dia 27 de abril os alunos vão realizar um peddy papper pela cidade de Viseu. Através do uso do QRCODE o jogo de pista vai levá-los pelos segredos desta localidade beirã “sem uso e desperdício de papel”.

O final da atividade está agendado para as 14h00 com a participação do bispo diocesano D. António Luciano Costa, e um concerto a cargo do padre e músico Victor, de Castro Daire.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades