Guarda: Laudato Si' inspirou encontro diocesano

Enciclica do Papa Francisco serviu de base às atividades do XXII Interescolas da Diocese da Guarda

O cuidado pela casa comum foi o centro da iniciativa, organizada pelo Departamento diocesano do Ensino Religioso Escolar (DDERE), e que reuniu no Fundão mais de seis centenas de alunos do 5º ao 8º ano de 16 agrupamentos escolares.

"Como disciplina curricular tivemos o cuidado de construir este encontro com o reforço de vários conteúdos progrmáticos presentes nos vários anos letivos e que nbos convocam para a importância do respeito pelo planeta terra como respeiro ao próximo", afirmou ao Educris Cristina Brito responsável do DDERE.

O dia iniciou-se com o acolhimento realizado pelo Appacdm do Fundão nas instalações do seminário do Fundão. Seguiu-se uma "caminhada pela terra" que culminou com "a plantação de novas àrvores no parque verde da cidade".

"Quisemos não só abordar a questão da ecologia a partir de uma perspetiva mais académica e teórica mas convocar os alunos a uma prática numa região marcada pelos incêndios os ultimos anos".

Cada escola, para além da plantação das àrvores, "trouxe uma mensagem/compromisso" inspirada na "Carta Enciclica Laudato Si' do Papa Francisco que convoca toda a humanidade a uma ecologia integral".

Da parte da tarde realizaram-se várias atividades lúdicas que contou com a participação do projeto matriz, uma aposta do Município do Fundão que promove a interculturalidade e a inclusão social.

Presente no encontro estiveram D. Manuel Felício, bispo da Guarda, e o Vice-presidente da Câmara MIguel Gavinhos.

O encontro terminou com a criação "de um laço humano pela Paz" e uma largada de pombas.

Educris|08.04.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades