Porto: Bispo apresenta jovens como «riqueza e desafio» para a Igreja

D. António Augusto Azevedo lembrou papel dos professores de EMRC na formação das novas gerações

O bispo auxiliar do Porto marcou presença na formação para professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que hoje se realiza em Cedofeita, diocese do Porto.

Nas palavras que dirigiu aos docentes o prelado explicou a importância da Igreja “ter memória com as gerações mais velhas mas dar espaço e voz aos mais novos”:

“Devemos tomar consciência de que antes de nós já havia Igreja e depois de nós continuará a haver. Devemos, pois, resistir à tentação de nos considerarmos insubstituíveis”.

Antes de partir para a iniciativa «Panamá in Douro» o bispo auxiliar apontou às cerca de duas centenas de professores, alguns desafios para o futuro da edução cristã na diocese e na Igreja:

“O grande desafio do hoje, e que o recente Sínodo dos Bispos apontou, passa por ser aquele mais velho que acompanha, está disponível para fazer caminho e ajuda a discernir”.

D. António Augusto Azevedo desafiou os docentes a ajudarem os jovens no seu processo de descoberta vocacional:

“Vós tendes, na escola, para além dos vossos trabalhos e matérias, a missão de ajudar os mais novos a entender a vocação não como algo fechado, mas como um chamamento à vida e que necessita de escuta, de se dispor a fazer caminho para ser que a vocação possa ser vivida e descoberta em plenitude”.

Ainda durante a manhã os professores de EMRC vão escutar o padre Joaquim Félix, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresentar o tema «A qualidade da vida em Cristo na experiência do espaço da renovada igreja da Cedofeita».

Da parte da tarde o padre Álvaro Balsas, SJ, apresenta o tema «Cristianismo e ciência: Avanço da Ciência e Recuo de Deus?»

A formação de professores de EMRC no Porto é uma organização do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE).

Educris|26.01.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades