Lisboa: 10 anos da «Missão Servir»

Iniciativa assinala 10 anos de existência em clima de agradecimento e festa.

Na escola secundária de Peniche, no Patriarcado de Lisboa surgiu, há 10 anos, o clube «Missão Servir». A ideia viu a luz do dia em 2008 dentro da "disciplina de EMRC da escola e foi ideia dos alunos que tinham ficado marcados pela experiência de uma passagem de ano a cuidar de deficientes não conseguiram ficar parados", sustenta a docente da disciplina Cristina Simões.

Entre os alunos, Pedro Tavares [ndr: atualmente sacerdote em Lisboa], Marta Maia, Patrícia Bernardo, Filipa Ferreira, Marisa Granadas, Nuno Domingos e Inês Estrelinha, apareceu a convicção de que o que “tinham vivido” tinha que ter continuidade na escola”. Daí até á criação do grupo de voluntariado “foi um pequeno passo”.

Ao longo dos últimos 10 anos o grupo tem tido uma “média de 50 alunos voluntários de vários anos escolares diferentes”, revela a docente.

Joana Filipa, que integrou o grupo de 2013 até ao ano passado este projeto "fez-me ser o que sou hoje, ajudando-me a crescer e a ter mais responsabilidade". A antiga aluna da secundária de Peniche lembra que a iniciativa "dá muito trabalho a docentes e alunos e revela desejar que os alunos atuais aproveitem bem esse tempo para transformar as horas vazias, de todas as pessoas onde atuamos, em sonhos".

"Nestes 10 anos muitos acontecimento me marcaram como o dia em que o Pedro foi ordenado padre, o dia em que a dona Eugénia foi à missa, o dia em que os velhinhos do lar nos pediram para voltar, o dia em que os meninos da creche pediram para ficar 'só mais um bocadinho'", recorda Joana Rosado para quem 2os prémios que temos vindo a receber só tem sentido pelo trabalho diário realizado e pelas pssoas quenos são dadas todos os dias para cuidar"

De entre as atividades propostas todos os anos a professora destaca as chamadas “visitas de amizade” onde o alunos “visitam a casa de idosos que vivem sós”, a visita, semanal ao “lar de Santa Maria” e uma visita mensal ao “Hospital de Peniche”. No preenchido calendário de actividades do grupo faz ainda parte “parceria com a Delegação da Cruz Vermelha de Peniche” e a  participação nas “campanha do banco Alimentar”.

A festejar os 10 anos de criação a “Missão Servir” está também presente em atividades dentro das instalações da Escola Secundária de Peniche.

O grupo tem ainda presença permanente na rede com um blog http://missaoservir.blogspot.pt/

Educris|17.10.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades