EMRC anima dioceses de norte a sul

Viana do Castelo, Coimbra e Algarve celebraram, em festa, presença da disciplina nas escolas

18 de maio foi sinónimo de animação, cor, e alegria, através da realização de três encontros interdiocesanos de norte a sul do país. Em Paredes de Coura, na diocese de Viana do Castelo, todos os agrupamentos de escolas quiseram estar presentes no XXIII Fórum/Festa sob o tema «Sou Grato!»:

“Somos gratos por ter uma diocese com 40 anos. Somos gratos pelo trabalho desenvolvido e pela possibilidade de juntos fazermos a diferença. Por fim somos gratos pelo Dom da Vida.”, afirma Lígia Pereira da organização do encontro.

A iniciativa, que contou com a presença do bispo diocesano D. Anacleto Oliveira, contou com uma exposição que apresentou aos alunos a história da dioceses do alto minho com os seus bispos e todas as suas vigararias. 

Mais no centro de Portugal continental, em Coimbra, na cidade dos amores, mais de 800 alunos, de 12 agrupamentos da diocese, participaram no X Encontro Interescolas sob tema «Coimbra: Cidade do Amor»:

"Quisemos mostrar quatro tipos de amor aos nossos alunos, com o amor romântico, personificado na história de Pedro e Inês, o amor que se dá ao outro, com a história da rainha Santa Isabel, o amor ao saber, através da presença da Universidade e o amor à terra com a presença neste espaço do parque verde e fazendo a ligação à encíclica do Papa Francisco sobre a Casa Comum", explicou ao Educris João Mendes do Secretariado diocesano da EMRC de Coimbra.

Os alunos realizaram um peddypapper pela cidade, sistematizando e aprofundando vários dos conteúdos abordados em aula. A parte da tarde foi passada em festa com várias animações e momentos de maior descontração para os mais novos.

Em Albufeira, na diocese do Algarve, o Secretariado da EMRC organizou, pela primeira vez, um encontro para os alunos da disciplina do 1º ciclo:

"A ideia surgiu porque no Algarve começamos a ter cada vez mais alunos inscritos na disciplina e consideramos importante dar-lhe um encontro só para eles", afirmou ao Educris Edite Azinheira, diretor do secretariado da EMRC na diocese.

O encontro começou pelas 9h30 com a criação de um logotipo humanocom as siglas da EMRC. Em seguida os alujos analisaram o tema «Vem e Vê!», através da narrativa e do diálogo. D. Manuel Quintas, bispo diocesano, esteve presente no encontro e disse aos alunos que "gostaria que vivessem hoje aqui e levassem uns aos outros. Gostaria que fosse um dia muito enriquecedor, cheio de alegria, de felicidade e boa disposição".

Num ano atipico de colocações de professores do Algarve, Edite Azinheira, destacou, ainda assim, o crescimento da disciplina e a importância destas iniciativas que permitem criar grupo:

"Precisamos de ter mais professores formados para poderem lecionar a disciplina que é válida para a formação integral dos alunos como aqui ficou demonstrado. As crianças foram para suas casas felizes depois de um dia para estar e ser com os outros aprendendo e exercitando competências e valores essenciais para as suas vidas".

No primeiro encontro para alunos de EMRC do Algarve estiveram presentes cerca de 220 alunos de 7 escolas e 4 agrupamentos escolares.

Educris|19.05.2018



Recursos:
Flash Video: «Coimbra, cidade do amor»:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades