Braga: D. Jorge Ortiga agradece «missão» e lembra «vocação ao discipulado»

Arcebispo Primaz de Braga acompanhou a 6ª edição das Formações (Inter) diocesanas de EMRC e agradeceu o “trabalho e a vocação” dos professores.

“Quero hoje perante vós, manifestar o nosso conhecimento e reconhecimento pela vossa missão dentro da igreja na tarefa que vos é confiada. Confiamos e caminhamos convosco, apontou. O prelado convidou os docentes a “sentirem-se parte integrante de uma Igreja” com “um só coração e uma só alma”:

“Obrigado pela vossa presença em tão grande número. Acreditai que a Igreja sempre vos acompanha naquilo que vos preocupa e no que vos move na vossa missão”.

Cristão convosco, Bispo para vós

D. Jorge Ortiga aproveitou a ocasião para explicar aos docentes o modo como ele próprio encara a sua missão fruto do contacto com “frase de Santo Agostinho” que “me mudou a vida”, confidenciou:

“Quando me encontrei no ministério perguntei-me o que era mais importante para mim. Se servir-me do que me tinha sido dado ou mais alguma coisa.  Cheguei à conclusão de que é importante uma bagagem intelectual mas o mais importante é servir os outros. A frase de Santo Agostinho «antes de mais sou cristão convosco e depois bispo para vós» mudou a minha maneira de ser, pensar e agir. Senti que deveria em primeiro lugar ser cristão acima de tudo”, sustentou.

O desafio a ser discípulo: Ser cristão com os outros

No final da sua intervenção O arcebispo de Braga convidou os professores a “serem discípulos que seguem o mestre para ser cristão com os outros:

“O desafio de hoje é ao discipulado, como alguém que segue o mestre. Isto é fundamental para o cristão de hoje. Não apenas como aquele que ensina coisas, como os escribas e fariseus daquela época, mas que provoca um estilo de vida diferente. O cristão segue para ter um estilo de vida diferente”, lembrou.

“Ser discípulo, ser cristão com, para ser cristãos com os professores, os funcionários e os alunos e famílias”.

A 6ª edição das Formações (inter) diocesanas reuniu ontem em Braga mais de duas centenas de docentes de EMRC das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança-Miranda. que refletiram sobre a ação pedagógica no 1º ciclo e no ensino secundário.

Educris|04.03.2018



Recursos:
Mensagem de D. Jorge Ortiga aos professores de EMRC:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades