EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

EMRC: Odivelas promove «Dia Cultural»

O núcleo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas D. Dinis, na diocese de Lisboa, promoveu, no passado dia  hoje um "Dia Cultural" para os seus alunos, vindos de diversos países da Europa e África.

Em declarações à Agência ECCLESIA, a professora Maria Otília Santos explica que a primeira edição desta iniciativa tem como objetivo "proporcionar a estas crianças e jovens um contacto mais direto com as suas origens, com algo que os toca e que é só deles".

Por outro lado, pretende-se "demonstrar que a disciplina respeita não só a cultura de cada um como responde a muitas questões presentes na sociedade, não apenas à parte religiosa" acrescenta a docente.

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, situado em Pombais, no concelho de Odivelas, acolhe alunos provenientes de várias culturas, tradições e religiões, à imagem do que acontece numa sociedade cada vez mais global.

"É neste contexto que a disciplina também se procura inserir", sublinha Maria Otília, destacando a responsabilidade assumida no sentido de "ajudar os mais novos a conhecerem-se a si próprios, a compreenderem e integrarem quem vem de fora, para depois estarem em condições de contactar com o Deus que pode mudar as suas vidas".

O "Dia Cultural", que se realiza a partir das 15h00 nas instalações do Agrupamento, vai envolver cerca de uma centena de alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, contando ainda com a colaboração de embaixadas como Marrocos, Ucrânia, Cabo Verde, São Tomé, Moçambique e Angola.

Correspondendo à diversidade étnica dos alunos participantes, estas entidades vão ter a oportunidade de transmitir a sua história, costumes e tradições específicas, através de panfletos, peças de arte, trajes típicos, música e gastronomia, sem esquecer a respetiva bandeira nacional.

Webmaster|2011-06-24|12:54:10




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |