EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Alunos do Secundário em acção

No passado dia 08 de Junho, os alunos do secundário inscritos na disciplina de E.M.R.C, da Escola E/B 2,3 Sec. de São João da Pesqueira, agarraram nas mochilas e rumaram para um ambiente diferente ao da sala de aula onde, apesar da diferença, presenciaram grandes lições de vida.

A experiência foi de partilha e desta forma é também partilhada pela Marta, uma das alunas de EMRC.

Não podemos deixar de Agradecer à Câmara Municipal de São João da Pesqueira que nos facultou o transporte e ao Padre Amadeu, Pároco e responsável do Lar de Santa Marinha de Trevões.

" Se a tua voz trouxer mil vozes para cantar, vais descobrir mil harmonias belas, que ao céu hão-de chegar, fica mais rica a alma de quem dá, chega mais alto o hino de quem vive a partilhar", é este um dos versos de uma música aprendida nas aulas de E.M.R.C na Escola E/B 2/3 SEC.SÃO JOÃO DA PESQUEIRA.

Tal como diz a música, o professor Horácio decidiu juntar a sua voz com a nossa, alunos de E.M.R.C do secundário, para descobrir, enriquecer, viver e partilhar aquilo que somos e que fazemos. Mas para partilhar precisávamos de receptores para a nossa mensagem e nada melhor do que alguém que tenha tempo para nos ouvir, e experiências para partilhar.

Escolhemos visitar os utentes do lar de Santa Marinha, onde nos receberam alegremente e nos mostraram as suas instalações, das quais devo dizer que são fantásticas.

O grupo que viajou ate á vila de Trevões era constituído por 27 elementos raparigas e rapazes, que se mostraram animados durante a viagem e a visita. Foi uma experiência diferente que enriqueceu a alma e aqueceu os corações. Como em tudo há um lado mau e aqui foi apenas ver o sofrimento que muitos utentes nos confessaram devido ao facto de serem raras as visitas que os alegravam. O grupo por sua vez mostrou-se unido e forte, ouvindo, conversando e rindo para que todos pudessem partilhar desta experiência.

Alem da visita ao Lar de Santa Marinha, visitamos também a igreja paroquial de Trevões, considerada património nacional devido a sua maravilhosa arte, e o museu da vila, mas sem dúvida e sem tirar importância a estes dois locais o momento marcante foi o convívio com os utentes do lar, onde se cantaram músicas como " a mulher gorda", "oh laurindinha" etc.

Concluo dizendo que nós jovens temos o dever de sair mais daquele nosso mundo e olhar para os "lados", dar um pouco mais do que temos e sermos um pouco mais para aqueles que tantas vezes apenas precisam de um simples sorriso"

Termino com o refrão da música que mais se adequa a este momento:

"Tu tens que dar um pouco mais do que tens,

Tens que deixar um pouco mais do que há,

Se vais ficar muito orgulhoso vê bem,

Tens que te lembrar

És um grãozinho de uma praia maior

E deves dar tudo o que tens de melhor

Para avaliar a tua alma há leis

Tu tens que dar um pouco mais do que tens"

 

 

Marta Raquel Ramos, Aluna do 12º C da Escola E.B. 2,3/S de São João da Pesqueira

Webmaster|2011-06-22|11:23:42




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |