Solidariedade: Caritas apresenta operação «10 milhões de estrelas»

Caritas Portuguesa apresentou a Operação «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz» durante uma caminhada que assinalou, em Lisboa, o Dia Mundial dos Pobres, instituido pelo Papa Francisco.

Na sua 15ª edição a campanha pretende ser "compromisso que, anualmente, a Cáritas apresenta focada no apoio a pessoas fragilizadas". A campanha desta ano vai entregar 35% dos lucros "às vítimas dos incêndios florestais".

De 19 de novembro até janeiro de 2018, todos os que, para além de assumirem este compromisso, quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis,poderão adquirir uma vela (nos seguintes locais), pelo valor simbólico de 1€, que nos ajudará a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza.

As verbas que resultam desta campanha, revertem, em 65%, para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência; e em 35%, para as vítimas dos incêndios florestais, informa a oraganização católica no seu sítio da internet.

Durantes os meses de novembro, dezembro e início de janeiro vai ser possível adquirir uma vela, pelo valor simbólico de 1 euro, ou de um pack de 4 velas por 4 euros, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia de supermercados Pingo Doce, que se mantém como parceiro da Cáritas Portuguesa.

Em comunicado o presidente da Caritas Portuguesa, Eugénio Fonseca explica as motivações da ação:

"Quisemos assinalar condignamente o Dia Mundial dos Pobres para chamar a atenção para a necessidade de encararmos o flagelo social causado pela pobreza".

Esta ano a Caritas associa-se a mais um parceriro, o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português na vivência da iniciativa “Luz da Paz de Belém”:

"Escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes distribuem a Luz da Paz, acesa todos os anos na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém. E depois a fazem chegar aos seus respetivos países, partilhando com as suas comunidades uma mensagem de Paz, Amor e Esperança”, explica o comunicado.

A Caritas tem ainda como parceira a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Em 2011 e 2014 a disciplina de EMRC apresentou propostas de ação concretas para a campanha em contexto escolar.

Mais informações em www.caritas.pt/estrelas

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades