EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Jovens fizeram uma «directa» com a Palavra…

Cerca de centena e meia de jovens, fizeram uma «directa» com Deus na cidade de Beja. Das 20 horas até às 8 horas da manhã do dia 28 de Maio, alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das Escolas de Santiago Maior, Santa Maria, Diogo de Gouveia, D. Manuel I, Secundária de Serpa e da Paróquia de Pias, juntamente com alguns jovens Universitários viveram uma «Noite XPTO».

A actividade iniciou com o jantar. O grupo de jovens Shemá, grupo da Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis, preparou um momento de oração o qual decorreu no Liceu de Beja (Diogo de Gouveia), e "depois a participação em vários workshops ao longo da noite". E acrescentaram: "ninguém adormeceu pelo caminho".

Divididos em cinco grupos, os participantes percorreram os workshops. "Tiveram oportunidade de contactar com a Palavra de Deus..." - disseram os professores de EMRC.

Na Casa de Santa Maria, as Irmãs Oblatas e os Irmãozinhos convidaram os Jovens a deixarem-se levar pela Palavra... através da música "sentiram a Palavra nas suas vidas" - realçou a equipa organizadora. No Centro Paroquial do Carmo, os Jovens Shemá, a Ir. Helena, Oblata e a Ir. Lúcia, carmelita missionária ajudaram os jovens a dar vida à Palavra. "Os jovens reflectiram sobre várias Parábolas e preparam várias dramatizações" - frisou.

À descoberta da Palavra - Igreja da Sé - foi também uma etapa da noite. A Escola Secundária D. Manuel I foi a última etapa. "Terminámos com uma Festa na escola, preparada pelos alunos nos vários workshops e com a animação feita pelos Grupo de Jovens de Moura".

Depois da experiência "notamos que os jovens estavam felizes" - admitiram os Professores de EMRC. A «Noite XPTO - uma directa com Deus» pretendeu mostrar aos jovens que é possível a diversão até de madrugada e "viver os valores da amizade". E adiantaram: "sem esquecer o desafio feito a todos Jovens - Foste escolhido, passa a Palavra". 

Uma iniciativa que "abriu os sentidos dos jovens". Tiveram oportunidade de ver "o sol adormecer e depois acordar". O sucesso foi visível e a experiência "é para repetir" no próximo ano.

Os Professores de EMRC

Webmaster|2011-06-07|13:25:51




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |