EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

16 mil alunos reúnem-se no Porto

No dia 20 de Maio a cidade do porto recebeu a IX edição do Inter-escolas da diocese. Sob o lema " Um Dia em Beleza", mais de 16 mil alunos de EMRC da Diocese compareceram naquele encontro, que tem sido a expressão mais ampla e publicamente visível, da escolha desta Disciplina.

No Parque da Cidade do Porto, com o objectivo de um convívio que conduzisse à experiência da "Beleza da Criação", marcaram presença 122 escolas, situadas na área da Diocese do Porto. Acompanhados pelos professores de EMRC e de outras Áreas Curriculares, os alunos participaram em diversas actividades propostas pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE). Espalhadas pelo Parque da Cidade, houve inúmeras actividades musicais e desportivas que deram vida, cor e alegria a este Encontro. Durante o dia, no palco principal, a animação foi "non stop". Do programa constaram várias propostas, tais como: desfile de moda, actuação do grupo "The Ultimate Crew" (que participou no programa "Portugal tem Talento" da SIC), ginástica artística, promovida pelos alunos do Colégio de Gaia, e o concerto da Banda "Mind The Gap". Tudo isto, ajudou a viver um dia inesquecível, para estes milhares de jovens que não ficaram indiferentes à chamada da "Moral" (como vulgarmente é conhecida). Sob o grito de "Moral é Fixe", milhares de alunos testemunharam uma alegria salutar e partilhada.

Este Encontro contou com a presença de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto. Além de um contacto directo com alunos e professores, são de destacar algumas das suas palavras: "como este Encontro preconiza a temática da Criação, O Criador e a Dimensão Religiosa do Mundo, então tudo o que sai das Mãos de Deus deve ser compartilhado com os outros". Acrescentou ainda, que "a Criação, que nós usufruímos e apreciamos, torna-nos simultaneamente responsáveis por ela, uma vez que estamos todos incumbidos pela sua conservação". E neste sentido, fez um apelo a que cada um dos presentes se tornasse co-criador de tamanha Beleza! Elogiou ainda, a forma como tudo tinha sido pormenorizadamente organizado, bem como as actividades que animavam o dia, sem esquecer a beleza natural e envolvente do local escolhido. Lembrou ainda que uma coisa é "falar teoricamente, outra coisa é estar presente e fazer parte desta dinâmica que torna a teoria, uma prática com sentido".

O Director do SDEIE, Dr. António Madureira, salientou que "a Disciplina de EMRC está na Escola, a pedido dos pais e alunos e, nesse sentido, o Estado tem a obrigação de colaborar com a família, num Projecto de Educação integral, de que são parte essencial a proposta de Valores e a dimensão espiritual da vida". Além disso, referiu que a "Via da Beleza é hoje um dos mais apetecíveis caminhos de acesso à experiência de Deus. A beleza das coisas, das pessoas, da arte humana, é reflexo da suma Beleza que é Deus". Deste modo, o referido Director perspectivou o conceito de beleza, não apenas na dimensão estética, mas sobretudo na ordem ética. Pois "a beleza é a expressão visível do bem". A proposta feita aos alunos neste IX Encontro foi assim a de que experimentassem "a Beleza da Criação, com o campo, o mar, a terra, e isto tudo «a céu aberto»". E evidenciou ainda as expressões de beleza, que estavam bem patentes neste encontro: "A Beleza de estarem juntos, a Beleza da unidade, da comunhão na diversidade, a Beleza de ser cristão, nesta concreta opção por Cristo e pela Igreja, na opção por EMRC. A Beleza da Vida, que não se encontra na desordem e na competição, mas na original maravilha que cada um dá aos outros e dos outros recebe".

Foi com esta perspectiva, que o Professor Madureira esteve em palco para os alunos e com os alunos, dinamizando toda a Beleza de um dia que se tornou memorável. Alguns alunos salientaram a importância de uma Disciplina como "A Nossa", que lecciona conteúdos programáticos essenciais a uma visão responsável, coerente e solidária do mundo e dos outros. Outros frisaram que, sendo esta Disciplina de opção, ela representa a escolha decisiva, por "fazer das suas Vidas lugares de Beleza" (Bento XVI) Elogiaram este tipo de actividade que os envolve, num convívio de extrema importância e de alegria partilhada.

Webmaster|2011-05-24|07:30:29




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |