EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Funchal: III Encontro regional de alunos de EMRC

O Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica, da Diocese do Funchal, realiza,  no próximo dia 27 de Maio de 2011, na Escola Básica e Secundária da Calheta, o III Encontro Regional de EMRC dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, que este ano tem como tema "Ser Voluntário é ser Solidário!".  Esta iniciativa tem como objectivos sensibilizar a comunidade escolar para a importância do voluntariado e da solidariedade, promover a interacção da escola e proporcionar momentos de convívio e aprendizagem.

Hoje, o mundo precisa de adolescentes e jovens com boa formação, interessados no bem comum e na solução de problemas para a renovação duma sociedade com rumos novos, caminhos de amor, de justiça, de paz e de solidariedade.

Esta actividade é uma oportunidade para que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica seja uma aposta para uma valorização de valores. Um semear por dentro. Uma ajuda a interiorizar e a seleccionar.  Uma intervenção educativa que toca a vida. Vida com mais sentido, mais horizonte e mais valor, palavras de D. António Carrilho.

Segundo Bento XVI o ensino da religião católica, a escola e a sociedade ficam mais ricas e transformam-se em verdadeiros laboratórios de cultura e de humanidade, nos quais, decifrando a contribuição significativa do cristianismo, se capacita a pessoa para descobrir o bem e para crescer na responsabilidade.                                                                                          

O encontro decorrerá  das 10h às 16h na Escola Básica e Secundária da Calheta e terá uma marcha pelo Voluntariado da Escola à Praça junto à praia.  

Mensagem de D. António Carrilho

Amigos: alegro-me convosco e a todos saúdo, gostosamente, por esta possibilidade de encontro!

Ser Voluntário, atento e activo, é uma atitude fundamental de cada um de nós e de toda a sociedade. Por isso, caros Jovens, deixai o vosso coração aberto e disponível para espalhar sementes de alegria, esperança e optimismo nas vossas famílias, escolas, paróquias e em qualquer ambiente, onde vos encontreis.

É um factor de realização pessoal e felicidade, um meio de aquisição de novos conhecimentos e competências.

Ser Solidário é cultivar no interior de nós mesmos o desejo de ajudar sem pedir nada em troca, partilhar o amor, apoiar, ser sensível ao problema do outro.

Caros amigos, adolescentes e jovens, esta é a vossa festa! Esta é a nossa festa! Festa de amizade, de aprendizagem, de convívio, de ser mais e melhor. A vossa realização pessoal e a própria felicidade constrói-se, mais ainda, a partir do hoje, em todos os momentos e oportunidades, com todos os nossos gestos e atitudes!

Funchal, 2 de Fevereiro de 2011

† António Carrilho, Bispo do Funchal

Letra do Hino III Encontro de Alunos EMRC, da RAM

 

"Ser voluntário é ser Solidário"

Um olhar, uma palavra, um afecto,

Mão estendida, coração aberto!

Alguém precisa, d'além ou d'aqui,

Não passes, dá um pouco de ti!

A nossa rua é o Mundo,

Cada esquina, lugar de Encontro!

Um Jardim feito Cidade!

Crescem flores de Solidariedade!

 

Tu também podes ser

Nesta aventura, solidário!

Ser profeta do amor,

Seja lá onde for,

Podes ser voluntário!

 

Amor que se dá é bem que se faz,

Vida  entregue em cada gesto!

Entra nesta Escola do Amor,

Vive a partilha, vive o valor!

 

Autor:  Professor de EMRC Orlando Freitas

Departamento de EMRC, Diocese do Funchal

Webmaster|2011-05-12|10:50:23




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |