Os desafios da EMRC no 1º Ciclo

Coordenador nacional da disciplina analisou a implementação da disciplina de EMRC no 1º ciclo do ensino em Portugal e apontou alguns desafios que se colocam à aprendizagem do dado moral nesta faixa etária.

À margem do XVII Encontro Interescolas do 1º ciclo, o coordenador nacional da disciplina de EMRC apontou como grande desafio a adequação da "didática" a este nível de ensino:

"Tem sido um grande desafio, aceite por todas as dioceses e professores, que é o de adequar os conteúdos, das linguagens, as estratégias e os símbolos à realidade dos mais pequenos. Os conteúdos como a transcendência, a gratidão, o perdão ou a amizade são difíceis de apreender mas fundamentais".

Fernando Moita apontou a disciplina como "um contributo de crescimento a par de outras àreas do saber humano:

"A disciplina ensina aos alunos que em todas as aprendizagens que fazem no primeiro ciclo, desde a matemática, passando pelo português ou o estudo do meio, é importante ter uma atitude de gratidão e de perdão".

"Hoje, no nosso ambiente em que a jsutiça é vingança, ensinar e fazer gestos de perdão é o grande desafio da EMRC", sintetizou.



Recursos:
Os desafios da EMRC no 1º ciclo:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades