Coimbra: SOGA, uma nova palavra para amor

SOGA é uma palavra que, à primeira vista, nada diz em português. No entanto para centenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova SOGA é sinonimo de Amor, solidariedade, caridade e de uma pequena comunidade, com cerca de mil e quinhentos habitantes na Guiné-Bissau.

SOGA torna-se a sigla para «Servir Outra Gente com Amor» um projeto da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) daquele agrupamento de Escolas.

“Pelo 2º ano consecutivo, o nosso Agrupamento de Escolas de Penacova abraçou esta causa e deu vida a um projeto que permitiu angariar cerca de mil e quinhentos euros”, explica Paula Marques, docente de EMRC.

A ideia do projeto, neste ano, foi a de “angariar dinheiro para apoiar quatro bolsas de estudo de quatro meninas, a quem pagamos alimentação, alojamento e estudos”.

Para isso desenvolveram um “projeto de solidariedade e de voluntariado em que alunos, Pais e Encarregados de educação, Docentes e não Docentes, e comunidade colaboraram”:

“Para tornar o projeto ainda mais pessoal «adotámos» uma boneca, a que chamámos Carlota e que deu outra visibilidade ao projeto”, lembra Paula Marques.

Para o próximo ano, “e mesmo que esteja noutra escola”, a professora de EMRC já tem novos projetos:

“Já temos uma associação, a SOGA, e neste momento qualquer pessoa que queira ajudar esta comunidade pobre pode fazê-lo através de uma cota anual de 10 euros”.

O dinheiro angariado “vai servir para apoiar um bolseiro/a; Apadrinhar uma criança; Colaborar num projeto educativo ou de sustentabilidade; Colaborar num projeto de saúde”, entre outros.

Para Paula Marques o importante é “passar aos alunos a ideia de que é possível fazer a diferença, através da promoção dos direitos humanos, da solidariedade e do voluntariado”.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades