EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Guarda: Embaixadores da Raia

A Diocese da Guarda vai ter, muito em breve, jovens embaixadores para ajudarem a devolver a vida à região raiana, considerada atualmente como uma das zonas mais pobres, envelhecidas e desertificadas da Europa.

"Queremos que eles sejam capazes de atrair outros para conhecerem esta zona, levando informação, inclusivamente das câmaras e das autarquias, e quem sabe, atrair futuros residentes" realça Paulo Neves, da Caritas da Guarda, em entrevista concedida ontem à AGÊNCIA ECCLESIA.

Este "título de embaixador da raia", que dará mesmo direito a um cartão oficial, será atribuído a cerca de 100 alunos do 12º ano dos agrupamentos de escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal e Penamacor, que ao longo deste ano letivo têm participado no projeto «100 muralhas».

Trata-se de uma ação organizada pela Caritas da Guarda, em conjunto com professores e diversas entidades públicas e religiosas, que visa a defesa e valorização dos recursos humanos, naturais e artísticos de um território com mais de 130 quilómetros.

"Sabemos que estes alunos vão sair desta região, em busca de oportunidades ao nível do ensino superior que não existem aqui, e o que pretendemos é que continue a haver uma ligação ao território de onde eles são originários", explica Paulo Neves.

Desde o inicio do ano letivo, em setembro último, que os alunos têm dedicado três horas semanais, no âmbito da disciplina «área de projeto», à elaboração de propostas que potenciem as riquezas das suas localidades e convidem ao conhecimento das mesmas.

Costumes e tradições, tendências sociais emergentes, o futuro da vida humana, desenvolvimento sustentável de recursos, foram alguns dos trabalhos elaborados, a partir do conhecimento que os jovens estudantes foram retirando do meio envolvente, e que se espera agora que resulte em mais-valias a médio e longo prazo.

"Ninguém pode amar aquilo que não conhece, e se os alunos conhecerem melhor a sua zona e as suas potencialidades, poderemos lançar aqui algumas sementes que se traduzam em frutos futuros, se não, a tendência é para um abandono crescente" aponta o também professor de Educação Moral e Religiosa Católica.

A cerimónia de investidura dos novos "embaixadores da Raia" vai ter lugar no próximo dia 28 de maio, no pavilhão multiusos de Vilar Formoso, altura em que serão ainda apresentados oficialmente todos os trabalhos realizados pelos alunos.

O evento contará com a presença, entre outros, de representantes das Caritas Diocesanas das zonas raianas de Ciudad Rodrigo e Salamanca, parceiras no projeto, e do bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

Webmaster|2011-05-03|08:38:17




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |