EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Portalegre mexe-se com a EMRC

Foi no passado dia cinco de Abril que mais de 800 Adolescentes e Jovens dos 9ºs ao 12º ano inscritos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica "invadiram" a Cidade de Castelo Branco, provenientes dos quatro cantos da Diocese de Portalegre e Castelo Branco com o lema da música do Padre João Paulo Vaz, "Põe-te a Mexer".

Os objectivos deste encontro, integrado na semana da EMRC, foram de alguma forma promover o contacto entre os jovens, despertar o interesse pela disciplina, sensibilizando para a inscrição na disciplina e de um modo especial desinstalar e "por a mexer" a cidade de Castelo Branco (com inscrições na disciplina de EMRC quase nulas).

Já passaram alguns dias, mas a cor, a música e a alegria com que esta cidade foi invadida ainda está bem viva na mente dos mais de 350 presentes da Zona Sertã, dos cerca de 300 da Zona de Abrantes e Ponte de Sôr e dos 150 da Zona de Portalegre, assim como de todos aqueles jovens e menos jovens que passavam por ali e questionavam o que era aquela animação.

O desafio lançado em Setembro, na primeira reunião dos professores de EMRC, de organizar um dia Jovem de EMRC, de todos os nossos alunos mais "velhos", em conjunto com o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil foi conseguido. A partir daí foram-se criando as condições para que o mesmo fosse um sucesso, resultando num dia de verdadeira animação, reflexão e "desinstalação" juvenil.

Assim como este ano celebramos o Ano Europeu do Voluntariado, optámos por esta temática, escolhendo testemunhos que foram partilhados em algumas escolas de Castelo Branco e de Alcains.

 Num tempo urgente na procura de sensibilizar os jovens para a necessária vivência dos valores cristãos, foi sob o valor do "Voluntariado" que se centrou toda a actividade desse dia, que teve como inspiração a música do Padre João Paulo Vaz, "Põe-te a Mexer". Esse dia, não só "mexeu" com os alunos de EMRC que se deslocaram para a Cidade capital de Distrito, como "mexeu" com algumas escolas da Cidade de Castelo Branco e da Vila de Alcains e esperamos que seja uma "pequenina semente" que faça "mexer" esta cidade de Castelo Branco.

Após o almoço, os alunos seguiram em cortejo pelas ruas de Castelo Branco, em grande animação, congregando-se no Centro Cívico de Castelo Branco, nas chamadas Docas. Na animação da tarde, estiveram presentes algumas bandas, grupos de música, de dança e coreografia das escolas presentes. Por último, D. Antonino Dias, Bispo da Diocese, falou aos jovens acerca da juventude de hoje e da sua importância no desafio do Voluntariado.

No final deste belo dia o sentimento do dever cumprido e sobretudo que algo mexeu com os jovens e a certeza de que podemos contar com eles para continuar a fazer festa em nome de Jesus Cristo. A força da sua alegria e da sua disponibilidade para assumirem, face aqueles que os rodeiam, a sua amizade com Cristo.

Em nome de todos os professores de EMRC o agradecimento especial ao Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional, na pessoa do Padre Rui Rodrigues, aos professores de outras disciplinas, directores de turma que acompanharam os alunos neste dia, às instituições que testemunharam a sua "experiência" de voluntariado, ao clero presente, aos Directores das escolas de Castelo Branco e Alcains, à Câmara Municipal, à Policia de Segurança Pública e à Protecção Civil e por último mas não menos importante ao Senhor Bispo que quis estar connosco apesar da sua agenda muito preenchida.

Professor Manuel Esteves

Webmaster|2011-04-25|09:47:00




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |