VII ENES: «Uma oliveira pela paz» já começou

Estão a chegar ao EDUCRIS imagens e relatos da iniciativa «Uma Oliveira pela Paz» lançada aos 73 agrupamentos participantes no VII Encontro Nacional de EMRC para alunos do Secundário (#VIIENES) que São Jacinto, na diocese de Aveiro, recebeu nos dias 21 e 22 de abril.

 

No final do «concerto-oração», que marcou o envio dos alunos para as suas comunidades escolares, foi entregue, pelas mãos de D. António Moiteiro, uma Oliveira a cada um dos 73 Agrupamentos de escolas participantes.

Na ocasião o bispo de aveiro, e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) entregou uma Oliveira ao representante da Câmara de Aveiro e uma outra ao comandante da base militar de são Jacinto.

Em declarações à EDUCRIS TV o coordenador do departamento de EMRC no SNEC, professor Fernando Moita, explicou o porquê do gesto:

"Este é um gesto simbólico pois a oliveira tem, na experiência Judaico-Cristã, um lugar importante. Ela é a árvores da paz, desde o tempo de Noé. è também ela que nos traz o azeite, dá sabor à vida, cura e dá força. Com este gesto, de entregar-nos as àrvores às comundidades educativas quisemos que a experiência aqui vivida permanecesse nas comunidades que a plantam e que possa ser sinal do nosso compromisso em construir a paz".

O Educris, na rede social facebook, disponibiliza as fotografias que foram chegando desta iniciativa.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades