Lamego: IV Encontro diocesano convidou alunos a saírem ao encontro dos outros

Tarouca recebeu iniciativa promovida pelo Secretariado Diocesano do Ensino Religião Escolar (SDER-Lamego) sob o tema «Ide e Anunciai».

Na manhã do dia de hoje, 28 de abril, cerca de mil alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de lamego estiveram presentes na IV edição do Encontro diocesano onde foram desafiados a “calçarem os sapatos e a colocar-se ao caminho dos outros”.

João Ferraz, coordenador do SDER-Lamego, em declarações ao EDUCRIS afirmou, no início do dia, os objetivos do encontro:

“Esperamos que este seja um momento de encontro, de partilha de experiências, de criação de novas amizades e de conhecimento mútuo entre os alunos destes 9 agrupamentos de escolas”.

Para o responsável o tema deste ano «Ide e anunciai» insere-se no “lema da própria diocese e convoca os alunos de EMRC a serem testemunhas dos valores humanos veiculados pelo Evangelho”:

“Nas aulas de EMRC, e ao longo dos vários ciclos, trabalhamos, de maneira muito sistemática, os valores como a paz, a concórdia, o diálogo e o respeito pelos outros. Hoje, mais do que nunca, é importante reforçar estas aprendizagens junto daqueles que formamos”, sustentou.

Ser feliz e assim mudar o Mundo

O encontro começou pelas 10h30 no centro da cidade beirã. Após as apresentações dos agrupamentos de escolas o vigário geral da diocese de Lamego, monsenhor Joaquim Rebelo, dirigiu-se aos cerca de mil alunos para os interpelar:

“Muitas são as motivações que vos levam a escolher esta disciplina mas sabei: deveis amá-la porque ela vos transmite os valores mais importantes para que possais crescer como pessoas e como cidadãos conscientes e ativos na sociedade”.

“Só deste modo podereis ser felizes e assim mudar o Mundo onde todos habitamos para melhor”, apelou.

Deixar o sofá e ser protagonista

O presidente da Camara local, Valdemar Pereira, convidou os alunos a “escutarem o Papa Francisco”:

“Em Cracóvia o papa pediu à vossa geração para «deixar o sofá e calcar os sapatos». Hoje, aqui em tarouca também vos quero pedir o mesmo. Não tenham medo de se fazerem ao caminho que é a vida” pois só deste modo “vos podereis tornar protagonistas de um mundo mais humano e mais fraterno”.

Após os cumprimentos iniciais os alunos participaram numa animada “aula de zumba”. Ainda antes do almoço teve lugar, pelas ruas da cidade, uma arruada com bombos de festa com os mais novos a elevarem bem alto as bandeiras dos seus agrupamentos escolares e, até, a gritarem “Moral é fixe!”.

Uma tarde musical com mensagem

Após o almoço tempo para a música com a banda “desalinhados”, um “conjunto de alunos do agrupamento de escolas de Tarouca”, afirmou João Ferraz para quem estes encontros de EMRC “também servem para dar a conhecer, nos diversos locais por onde passamos, os valores e os talentos dos alunos locais”.

O IV Encontro diocesano de EMRC terminou em “chave de ouro” com a atuação do padre Victor Silva que levou, aos alunos, através de música de mensagem cristã uma mensagem de esperança, paz e concórdia.

Veja a galeria de imagens deste IV Encontro Diocesano da EMRC de Lamego no facebook

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades